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dc.contributor.advisorAlves, Marcia Doralina
dc.creatorMarcelino, Shéron Lilian Verfe
dc.date.accessioned2024-01-24T12:35:49Z
dc.date.available2024-01-24T12:35:49Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31252
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present work aims to analyze some scientific papers on the themes of autism and play in Early Childhood Education. The objective is to present the interface of these themes in order to understand a relationship that could result in identification processes and, consequently, in learning for these children, with play as a pedagogical practice that encourages this process. Therefore, the research aimed to encourage discussions on the topic, so that teachers can reflect on the role of playing in the inclusion of children with autism in Early Childhood Education. A qualitative bibliographical research was carried out in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database and in the Periodicals of Capes, from 2008 to 2023. Eleven articles were selected and the data was processed through content analysis and the election of three categories of analysis, namely: 1) The different ways of looking at autism; 2) The mediation of the other as an enhancing factor; 3) Playing as an expression of being a child. The results initially demonstrated the scarcity of publications about playing and its contributions to the constitution of the child with autism at this stage of schooling. However, articles were found that conceive the child beyond the diagnosis, with the teacher's mediation as a central role for the child to occupy their place as student-subject at school. The data also corroborates the importance of the teacher's investment in the child, in developing their potential, focusing on playing as an element of encouragement for their learning and psychic constitution.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutismopor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectEarly Childhood educationeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleInclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: o brincar como prática pedagógica.por
dc.title.alternativeInclusion of cildren with autism in early childhood education: playing as a pedagogical practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar alguns trabalhos científicos sobre as temáticas do autismo e do brincar na Educação Infantil. Busca-se apresentar a interface desses temas no sentido de apreender uma relação que poderia resultar em processos identificatórios e, consequentemente, de aprendizagem para essas crianças, tendo o brincar como prática pedagógica incentivadora desse processo. Assim, a pesquisa teve por objetivo fomentar discussões a respeito do tema, a fim de que os professores possam refletir sobre o papel do brincar na inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, no banco de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nos Periódicos da Capes, no período de 2008 a 2023. Desses, foram selecionados onze artigos e o tratamento dos dados deu-se através da análise de conteúdo e da eleição de três categorias de análise, a saber: 1) As diferentes formas de olhar para o autismo; 2) A mediação do outro como fator potencializador; 3) O brincar como expressão do ser criança. Os resultados inicialmente demonstraram a escassez de publicações acerca do brincar e suas contribuições para a constituição da criança com autismo nessa etapa de escolarização. Todavia, encontraram-se artigos que concebem a criança para além do diagnóstico, tendo a mediação do professor como papel central para que a criança ocupe seu lugar de aluno-sujeito na escola. Os dados corroboram ainda a importância do investimento do professor para com a criança, no sentido do desenvolvimento de suas potencialidades, apostando no brincar como elemento de incentivo para a sua aprendizagem e constituição psíquica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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