Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiorando, Tânia Micheline
dc.creatorRibas, Rossana Gularte
dc.date.accessioned2024-01-24T12:39:36Z
dc.date.available2024-01-24T12:39:36Z
dc.date.issued2023-02-07
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31256
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis paper seeks to understand my academic trajectory from the study of different forms of communication in the early years of life and how I can contribute to this development, bringing information about the use of different languages in early childhood, specifically talking about music and painting. Here I bring a theoretical and practical view on the subject of languages in childhood. In this research, I aim to understand, in my trajectory of training for teaching in Special Education, the different forms of communication in the early years of life and how I can contribute to this multifaceted linguistic development. To do so, I tried to remember experiences I lived before and during my teacher education, in which I showed an interest for the study of languages when it started in the first year of my undergraduate studies, influenced by my work as a scholarship student at the Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UEIIA, at the Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. The methodology of this work was based on the study of languages from readings on the subject in which I recall experiences lived before graduation and the memories at the beginning of the academic trajectory, the stories and pictures of the work done along the graduation. In this trajectory it was possible to learn about how important it is to listen to children's communication and in what other ways a child can express itself, besides oral language. It is possible to contribute to this process by planning environments that enable the development of languages through experiences and the use of materials that help communication, for example, through play, music, drawing, among other languages. I concluded that it is important to increasingly value the child in all its specificities and include them in the activities since the planning and provide a fair and inclusive education according to their potentialities.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLinguagens na Infânciapor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectTrajetória acadêmicapor
dc.subjectLanguages in Childhoodeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectAcademic Trajectoryeng
dc.titleLinguagem na primeira infância: visão antes e durante a formação acadêmicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender minha trajetória acadêmica a partir do estudo de diferentes formas de comunicação nos primeiros anos de vida e como posso contribuir para esse desenvolvimento, trazendo informações a respeito do uso de diferentes linguagens na primeira infância, especificamente falando sobre a música e a pintura. Aqui trago uma visão teórica e prática sobre o tema das linguagens na infância. Nesta investigação, tenho por objetivo compreender, na minha trajetória de formação para a docência na Educação Especial, as diferentes formas de comunicação nos primeiros anos de vida e como posso contribuir para esse desenvolvimento linguístico multifacetado. Para isso, busquei rememorar experiências vividas antes e durante a formação para a docência, em que mostro o interesse pelo estudo das linguagens, quando do seu início, no primeiro ano de graduação, influenciado pelo trabalho como bolsista na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UEIIA, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. A metodologia deste trabalho baseou-se no estudo sobre as linguagens a partir de leituras sobre o tema em que rememoro experiências vividas antes da formação e as memórias no início da trajetória acadêmica, as histórias e as fotos dos trabalhos realizados ao longo da formação. Nesta trajetória foi possível aprender sobre como é importante a escuta da comunicação infantil e de quais outras maneiras uma criança pode se expressar, além da linguagem oral. É possível contribuir nesse processo planejando ambientes que possibilitem o desenvolvimento das linguagens através da experienciação e o uso de materiais que auxiliem na comunicação, por exemplo, através do brincar, da música, do desenho, entre as demais linguagens. Concluí que é importante valorizar cada vez mais a criança em todas as suas especificidades e incluí-la nas atividades desde o planejamento e proporcionar uma educação justa e inclusiva de acordo com suas potencialidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto