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dc.contributor.advisorMunhoz, Maria Alcione
dc.creatorAlves, Crissiane Righi
dc.date.accessioned2024-01-24T12:42:45Z
dc.date.available2024-01-24T12:42:45Z
dc.date.issued2023-01-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31259
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe family's treatment of the child with Down Syndrome is a key factor for its development. When this individual is seen as someone incapable and is not given the opportunity to develop his skills, he becomes dependent on others to perform even the simplest tasks. This study sought to discuss, based on the literature, the importance of access to quality information for the family circle of people with Down Syndrome, putting together studies that mention themes such as infantilization and family circle. It also wanted to report moments lived on a school with individuals who had different experiences in relation to their childhood and how this led them to great differences in their bio-psycho-social formation. Given the relevance of the subject, more studies should be carried out in order to shed light on the particularities of the theme, seeking to find new ways that collaborate in the social construction of individuals diagnosed with Down Syndrome.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCirculo familiarpor
dc.subjectInfantilizaçãopor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectFamily circleeng
dc.subjectInfantilizationeng
dc.subjectDown's syndromeeng
dc.titleO papel do círculo familiar e os riscos da infantilização de filho com Síndrome de Downpor
dc.title.alternativeThe role of the family circle and the risks of infantization of the child with Down Syndromeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO trato da família perante o filho com Síndrome de Down é fator decisivo para seu o desenvolvimento. Quando esse indivíduo é visto como alguém incapaz e não lhe é dada a oportunidade de desenvolver suas habilidades, se torna dependente de outros para realizar mesmo as tarefas mais simples. Este estudo buscou discutir com base na literatura sobre a importância do acesso à informação de qualidade para o círculo familiar de pessoas com a Síndrome de Down, reunindo trabalhos que citam temas como infantilização e círculo familiar. Também procurou relatar momentos vividos dentro de uma escola com indivíduos que tiveram diferentes experiências com relação à sua criação e como isso os levou a grandes diferenças na sua formação bio-psico-social. Dada a relevância do tema, mais estudos devem ser realizados a fim de dar luz às nuances da questão, buscando encontrar novos caminhos que colaborem na construção social dos indivíduos com diagnóstico de Síndrome de Down.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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