Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCeretta, Paulo Sergio
dc.creatorFelix, Léia Lima
dc.date.accessioned2017-07-20T11:49:02Z
dc.date.available2017-07-20T11:49:02Z
dc.date.issued2014-07-18
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3125
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis article aims to identify and analyze the management style of principals in Municipal Schools Early Childhood Education from Niagara Falls. Presents a quantitative study (according to Richardson et. Al., 2007), seeking to measure and quantify the results, analyzing the data by quantitative technique. To perform data collection used the questionnaire. The questionnaire contains fifteen multiple choice questions was given to faculty and staff in twelve Municipal Schools Early Childhood Education from Niagara Falls. Upon data analysis, it was found that the management style of principals that prevails in schools is participatory. In this style of management is the director articulator, with defined objectives, set targets to achieve and allows the participation of all in relation to the administrative process. There is a lot of communication and expressive cooperation in teamwork. Depending on the situation, the director does not have full autonomy to decide the direction of the school, but sharing decisions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstilo de gestãopor
dc.subjectDiretorespor
dc.subjectEscolas municipais de educação infantilpor
dc.subjectParticipativopor
dc.titleEstilo de gestão dos diretores: uma análise nas escolas municipais de educação infantil de Cachoeira do Sulpor
dc.title.alternativeStyle of management of directors: an analysis of children in schools education of Waterfall Southeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo identificar e analisar o estilo de gestão dos diretores nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Cachoeira do Sul. Apresenta um estudo quantitativo (segundo Richardson et. al. 2007), procurando medir e quantificar os resultados, analisando os dados através da técnica quantitativa. Para realizar a coleta de dados utilizou-se o questionário. O questionário contendo quinze perguntas de escolha múltipla foi entregue aos professores e funcionários em doze Escolas Municipais de Educação Infantil de Cachoeira do Sul. Após a análise de dados, verificou-se que o estilo de gestão dos diretores que predomina nas escolas é o participativo. Neste estilo de gestão o diretor é articulador, com objetivos definidos, estabelece metas para atingir e permite a participação de todos em relação ao processo administrativo. Existe muita comunicação e expressiva cooperação no trabalho em equipe. Dependendo da situação, o diretor não tem autonomia total para decidir os rumos da escola, mas compartilha decisões.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto