Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Adineia Araujo da
dc.date.accessioned2024-01-31T11:08:30Z
dc.date.available2024-01-31T11:08:30Z
dc.date.issued2023-09-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31329
dc.description.abstractThis investigation, carried out based on discussions in the Mirarte Research group, of the Postgraduate Program in Education, Education and Art Research line at the Federal University of Santa Maria, intends to move different pedagogical propositions in the teaching of Visual Arts having the universe of the series Stranger Things as a trigger. From the context of the series, the proposed proposals seek to encourage thinking about the educational experience based on images from the perspective of the Educational Perspective of Visual Culture. The proposals experienced in this research aim to encourage student protagonism, paying attention to the images that affect and disturb them, entangling them with contemporary art. Based on the series chosen as a trigger, moments called Learning Circumstances are developed here, aiming to expand students' knowledge by creating spaces for problematization driven by the methodological approach of Art-Based Research. Through an A/r/tographic perspective, this research aims to examine how the context of the Stranger Things series produces knowledge from experiments in the teaching of Visual Arts, considering the relationships that are established in live research. The crossings produced from the proposals shed some clues and raise aspects of investigative interest with regard to the creation of Learning Circumstances in the Teaching of Visual Arts in the context of Basic Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCircunstâncias de aprendizagempor
dc.subjectCultura visualpor
dc.subjectStranger Thingseng
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectLearning circumstanceseng
dc.subjectVisual cultureeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectVisual artseng
dc.titleCircunstâncias de aprendizagem no ensino da arte: o universo Stranger Things invade a escolapor
dc.title.alternativeLearning circumstances in art teaching: the Stranger Things universe invades the schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta investigação, realizada a partir das discussões no grupo de Pesquisa Mirarte, do Programa de Pós graduação em Educação, linha de Pesquisa Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria, intenciona movimentar diferentes proposições pedagógicas no ensino das Artes Visuais tendo o universo da série Stranger Things como disparadora. A partir do contexto da série, as propostas experimentadas, buscam incitar a pensar a experiência educativa a partir das imagens pelo viés da Perspectiva Educativa da Cultura Visual. As propostas vivenciadas nesta pesquisa visam estimular o protagonismo dos estudantes, prestando atenção às imagens que lhes afetam e inquietam, enredando-as com a arte contemporânea. A partir da série escolhida como disparador, são desenvolvidos momentos aqui denominados Circunstâncias de Aprendizagem, objetivando ampliar os conhecimentos dos estudantes ao criar espaços de problematização movimentados pela a abordagem metodológica da Investigação Baseada em Arte. Por meio de uma perspectiva A/r/tográfica, esta pesquisa almeja examinar de que modo o contexto da série Stranger Things produz conhecimento a partir de experimentações no ensino das Artes Visuais, considerando as relações que se estabelecem em uma pesquisa-viva. Os atravessamentos produzidos a partir das propostas lançam algumas pistas e suscitam aspectos de interesse investigativo no que diz respeito à criação de Circunstâncias de Aprendizagem no Ensino das Artes Visuais no contexto da Educação Básica.por
dc.contributor.advisor1Dalla Valle, Lutiere
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7210555983862366por
dc.contributor.referee1Fernandes, Adriana Hoffmann
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Fortes de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828247518727138por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International