dc.contributor.advisor | Grzibowski, Silvestre | |
dc.creator | Rehbein, Pedro Guilherme Cortes | |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T14:54:35Z | |
dc.date.available | 2024-02-02T14:54:35Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31378 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia Bacharelado, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the notions of suffering and its implications in the
philosophies of Nietzsche and Michel Henry, considering some concepts that underlie them
and demonstrating Nietzsche's influences on Henry's thought, and simultaneously pointing
out some elements in which both philosophies resemble and differ. Both Nietzsche and
Michel Henry develop philosophies that affirm life and its immanence, highlighting
affectivity. However, the differences are decisive. Nietzsche develops the notion of "will to
power", dealing with life as affections and instincts that seek to expand, which includes
domination. Moreover, Nietzsche's philosophy understands that existence has no intrinsic
meaning, and it is up to the subject to determine it. The philosopher criticizes the philosophies
of representation, affirming the variability of interpretation according to each human
perspective. Henry, on the other hand, drinks from several sources. Although the influence of
Nietzschean philosophy is extensive, deep and diverse, his phenomenological influences
follow another path, especially with regard to transcendental subjectivity. The philosopher
understands life as immanent, giving primacy to his conception of subjectivity to achieve its
purest knowledge, although he never rejects its transcendent and empirical dimension,
although he also develops his own criticism of the philosophies of representation. Thus, the
author develops the notion of self-affection, in which the being of life turns to itself to feel
and experience. Both philosophers prescribe the affirmation of life in its immanent and
affective aspects for growth, including suffering and joy/higher pleasure as fundamental
affections/affective tonalities. However, in Nietzsche this growth is only individual, with the
will to domination requiring the incapacitation of the few so that the many may be
empowered. Henry will condemn these notions to barbarism, to the devaluation of life,
because they disunite, expose and represent the original unity of life in its fundamental
affective tonalities. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Nietzsche | por |
dc.subject | Henry | por |
dc.subject | Sofrimento | por |
dc.subject | Potência | por |
dc.subject | Vida | por |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Nietzsche | eng |
dc.subject | Henry | eng |
dc.subject | Suffering | eng |
dc.subject | Potency | eng |
dc.subject | Life | eng |
dc.subject | Affectivity | eng |
dc.title | O ser para o sofrimento em Nietzsche e Michel Henry contraste entre a vontade de potência e a vida autoafetiva | por |
dc.title.alternative | The being for suffering in Nietzsche and Michel Henry contrasts between the will to power and the self-affective life | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Bacharelado em Filosofia | por |
dc.description.resumo | Através do presente artigo se objetiva analisar as noções de sofrimento e suas
implicações nas filosofias de Nietzsche e Michel Henry, considerando alguns conceitos que as
baseiam e demonstrando influências de Nietzsche no pensamento de henryano, e,
simultaneamente, apontando alguns elementos em que ambas as filosofias se assemelham e
diferenciam. Ambos Nietzsche e Michel Henry desenvolvem filosofias que afirmam a vida e
sua imanência, destacando a afetividade. No entanto, as diferenças são decisivas. Nietzsche
desenvolve a noção de “vontade de potência”, tratando da vida como afetos e instintos que
buscam se expandir, o que inclui a dominação. Ademais, a filosofia de Nietzsche entende que
a existência não possui sentido intrínseco, cabendo ao sujeito determiná-lo. O filósofo critica
as filosofias da representação, afirmando a variabilidade da interpretação de acordo com cada
perspectiva. Já Henry bebe de diversas fontes. Ainda que a influência da filosofia nietzschiana
lhe seja extensa, profunda e diversa, suas influências fenomenológicas trilham outro caminho,
especialmente no que concerne à subjetividade transcendental. O filósofo entende a vida
como imanente, dando primazia a sua concepção subjetividade para alcançar o seu mais puro
conhecer, ainda que jamais rejeite sua dimensão transcendente e empírica, embora também
desenvolva sua própria crítica às filosofias da representação. Assim, o autor desenvolve a
noção de autoafecção, em que o ser da vida volta para si para se sentir e experienciar. Ambos
os filósofos prescrevem a afirmação da vida em seus aspectos imanentes e afetivos para o
autocrescimento, incluindo o sofrimento e a alegria/prazer superior como afetos/tonalidades
afetivas fundamentais. Porém, em Nietzsche, esse crescimento é apenas individual, sendo que
a vontade de dominação exige a incapacitação de poucos para que muitos se capacitem.
Henry condenará essas noções à barbárie, à desvalorização da vida, pois desunem, expõem e
representam o uno originário da vida em suas tonalidades afetivas fundamentais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |