Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGrzibowski, Silvestre
dc.creatorRehbein, Pedro Guilherme Cortes
dc.date.accessioned2024-02-02T14:54:35Z
dc.date.available2024-02-02T14:54:35Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.date.submitted2023-07-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31378
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia Bacharelado, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis article aims to analyze the notions of suffering and its implications in the philosophies of Nietzsche and Michel Henry, considering some concepts that underlie them and demonstrating Nietzsche's influences on Henry's thought, and simultaneously pointing out some elements in which both philosophies resemble and differ. Both Nietzsche and Michel Henry develop philosophies that affirm life and its immanence, highlighting affectivity. However, the differences are decisive. Nietzsche develops the notion of "will to power", dealing with life as affections and instincts that seek to expand, which includes domination. Moreover, Nietzsche's philosophy understands that existence has no intrinsic meaning, and it is up to the subject to determine it. The philosopher criticizes the philosophies of representation, affirming the variability of interpretation according to each human perspective. Henry, on the other hand, drinks from several sources. Although the influence of Nietzschean philosophy is extensive, deep and diverse, his phenomenological influences follow another path, especially with regard to transcendental subjectivity. The philosopher understands life as immanent, giving primacy to his conception of subjectivity to achieve its purest knowledge, although he never rejects its transcendent and empirical dimension, although he also develops his own criticism of the philosophies of representation. Thus, the author develops the notion of self-affection, in which the being of life turns to itself to feel and experience. Both philosophers prescribe the affirmation of life in its immanent and affective aspects for growth, including suffering and joy/higher pleasure as fundamental affections/affective tonalities. However, in Nietzsche this growth is only individual, with the will to domination requiring the incapacitation of the few so that the many may be empowered. Henry will condemn these notions to barbarism, to the devaluation of life, because they disunite, expose and represent the original unity of life in its fundamental affective tonalities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNietzschepor
dc.subjectHenrypor
dc.subjectSofrimentopor
dc.subjectPotênciapor
dc.subjectVidapor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectNietzscheeng
dc.subjectHenryeng
dc.subjectSufferingeng
dc.subjectPotencyeng
dc.subjectLifeeng
dc.subjectAffectivityeng
dc.titleO ser para o sofrimento em Nietzsche e Michel Henry contraste entre a vontade de potência e a vida autoafetivapor
dc.title.alternativeThe being for suffering in Nietzsche and Michel Henry contrasts between the will to power and the self-affective lifeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationBacharelado em Filosofiapor
dc.description.resumoAtravés do presente artigo se objetiva analisar as noções de sofrimento e suas implicações nas filosofias de Nietzsche e Michel Henry, considerando alguns conceitos que as baseiam e demonstrando influências de Nietzsche no pensamento de henryano, e, simultaneamente, apontando alguns elementos em que ambas as filosofias se assemelham e diferenciam. Ambos Nietzsche e Michel Henry desenvolvem filosofias que afirmam a vida e sua imanência, destacando a afetividade. No entanto, as diferenças são decisivas. Nietzsche desenvolve a noção de “vontade de potência”, tratando da vida como afetos e instintos que buscam se expandir, o que inclui a dominação. Ademais, a filosofia de Nietzsche entende que a existência não possui sentido intrínseco, cabendo ao sujeito determiná-lo. O filósofo critica as filosofias da representação, afirmando a variabilidade da interpretação de acordo com cada perspectiva. Já Henry bebe de diversas fontes. Ainda que a influência da filosofia nietzschiana lhe seja extensa, profunda e diversa, suas influências fenomenológicas trilham outro caminho, especialmente no que concerne à subjetividade transcendental. O filósofo entende a vida como imanente, dando primazia a sua concepção subjetividade para alcançar o seu mais puro conhecer, ainda que jamais rejeite sua dimensão transcendente e empírica, embora também desenvolva sua própria crítica às filosofias da representação. Assim, o autor desenvolve a noção de autoafecção, em que o ser da vida volta para si para se sentir e experienciar. Ambos os filósofos prescrevem a afirmação da vida em seus aspectos imanentes e afetivos para o autocrescimento, incluindo o sofrimento e a alegria/prazer superior como afetos/tonalidades afetivas fundamentais. Porém, em Nietzsche, esse crescimento é apenas individual, sendo que a vontade de dominação exige a incapacitação de poucos para que muitos se capacitem. Henry condenará essas noções à barbárie, à desvalorização da vida, pois desunem, expõem e representam o uno originário da vida em suas tonalidades afetivas fundamentais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto