Afrolatinidade e currículo: História Afro-Latina e seu ensino a partir das Diretrizes Curriculares da Educação Básica no Uruguai e no Rio Grande do Sul
Resumo
A presente monografia apresenta uma observação comparativa do panorama histórico da trajetória das populações afro-latinas do Uruguai e do Rio Grande do Sul (Brasil), bem como das legislações e das diretrizes curriculares para o ensino de História africana e afrodescendente nestes territórios. Busca-se compreender quais saberes os educandos de ambos os lados da fronteira têm acesso, organizados pelas instituições responsáveis, relacionados a temática afro-diaspórica e afro-latina nos ensinos básicos (Ensino Fundamental e Educação Básica Integrada). Para tanto é definido eixos comparativos históricos, legislativos e curriculares, contemplando um amplo recorte cronológico em um restrito espaço político. Concluir-se-á, a partir da análise das presenças e ausências, que cada currículo programático se caracteriza por assumir diferentes visões sobre a inserção de saberes afrodiaspóricos e afro-latinos, onde o currículo uruguaio está mais próximo de uma perspectiva eurocêntrica e reprodutora dos conhecimentos hegemônicos ocidentais, enquanto que o currículo sul-rio-grandense volta-se para a perspectiva pós-colonial brasileira, contemplando grande número de saberes afrodiaspóricos.
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