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dc.contributor.advisorWitter, Nikelen Acosta
dc.creatorSiqueira, Franciesca Bertagnoli
dc.date.accessioned2024-02-09T14:23:23Z
dc.date.available2024-02-09T14:23:23Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023-12-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31451
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Licenciatura, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe way humans understand and behave in relation to the environment is one of the most sensitive points today. Environmental degradation has, especially in 2023, shown its extent in the climate collapse that has made this year the hottest in recorded History. Drought in the rainforest, catastrophic floods, devastating storms came as Earth's response to the abuses committed by humanity, especially in the last 150 years. In parallel to this, we can observe the constant struggle of women against violence, oppression, and abuse to which they are subjected by this same socio-economic-cultural model that attacks our planet. Ecofeminist theory does not see these occurrences as fortuitous nor as elements detached from each other. Using Environmental History in conjunction with critical theories of Feminism, ecofeminists believe that there is an inextricable connection between women and the understanding of Earth and Nature as feminine entities. Both being treated as targets of possession, control, use and abuse by a system centered on financial profit and male power. The question that has been asked is: when did this begin? When did this cultural correlation emerge and start to dictate the structure of behavior? This study aims to investigate some of the birth sets of this connection. Homer's Hymn n.30 dedicated to the goddess Gaia was the work chosen for this analysis. Both for its ancestry and for its elaboration on the functions of the feminine in women and the Earth as a woman, placing the order and happiness of the world in the subjection of both to the power of men. The objective of analyzing this source is to seek elements to understand the sources from which Western culture “drank” to build this understanding of the world. As well, it is interesting to understand how this worldview came to be constituted in a social structure. Thus, we add to Ecofeminism and Environmental History, the study of archetypes of the collective unconscious ⸺ as proposed by Carl Jung and developed by other scholars ⸺ as one of the possibilities for our understanding of the issue. As a result of this analysis, we believe we can contribute to rethinking such standards at this critical moment in human history.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecthistória ambientalpor
dc.subjectGaiapor
dc.subjectagressão à naturezapor
dc.subjectarquétipospor
dc.subjectecofeminismopor
dc.subjectviolência contra as mulherespor
dc.subjectenvironmental historyeng
dc.subjectGaiaeng
dc.subjectaggression against natureeng
dc.subjectarchetypeseng
dc.subjectecofeminismeng
dc.subjectviolence against womeneng
dc.titleGaia Arquetípica: as visões mitica ambiental e feminina da Deusa a partir do Hino Homérico Nº30por
dc.title.alternativeArchetypical Gaia: the mythical, enviromental and female visions of the from Goddess the Homeric Hymn Nº30 SS FROM THE HOMERIC HYMN Nº30eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationHistória Licenciaturapor
dc.description.resumoA forma como os humanos compreendem e se comportam em relação ao meio ambiente é um dos pontos mais sensíveis da sociedade atual. A degradação ambiental tem, em especial em 2023, tem mostrado sua extensão no colapso climático que fez, desde ano, o mais quente da História registrada. Seca na floresta tropical, enchentes catastróficas, tempestades avassaladoras vieram como uma resposta da Terra aos abusos cometidos pela humanidade, especialmente nos últimos 150 anos. Em paralelo a isso, observa-se a luta constante das mulheres contra a violência, a opressão e os abusos aque é submetida por este mesmo modelo sócio-econômico-cultural que agride o planeta. A teoria Ecofeminista não vê como fortuitas essas ocorrências e nem como elementos descolados entre si. Utilizando-se da História Ambiental em conjunto com as teorias críticas do Feminismo, as ecofeministas acreditam que há uma conexão inextrincável entre as mulheres e a compreensão da Terra e da Natureza como entidades femininas. Ambas sendo tratadas como alvo de posse, controle, usos e abusos por parte de um sistema centrado no lucro financeiro e no poder masculino. A questão que se coloca é: quando isso teria tido início? Quando foi que essa correlação cultural foi elaborada e passou a ditar a estrutura dos comportamentos? Este estudo pretende investigar alguns dos primórdios desta ligação. O Hino n.30 de Homero dedicado a deusa Gaia foi a obra escolhida para essa análise. Tanto por sua ancestralidade, quanto por sua elaboração sobre as funções do feminino nas mulheres e da Terra como uma mulher, colocando a ordem e a felicidade do mundo na sujeição de ambas ao poder dos homens. O objetivo da análise dessa fonte é buscar elementos para compreender as fontes de onde a cultura ocidental “bebeu” para construir esse entendimento de mundo. Bem como, interessa perceber como essa visão de mundo veio a se constituir em uma estrutura social. Assim, agregamos ao Ecofeminismo e à História Ambiental, o estudo dos arquétipos do inconsciente coletivo ⸺ como proposto por Carl Jung e desenvolvido por outros estudiosos ⸺ como uma das possibilidades para nosso entendimento da questão. Como resultado desta análise, acreditamos poder colaborar para o repensar de tais padrões nesse momento tão crítico da História humana.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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