Gênero, sexualidade e prática docente: desafios e perspectivas na educação
Resumo
Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo analisar e compreender como a prática docente pode ser repensada para promover o
reconhecimento e valorização das diferenças no contexto escolar, especialmente em relação a questões de gênero e sexualidade. O estudo busca contextualizar a cultura de ódio no país, investigando suas motivações e efeitos na sociedade, especialmente em grupos minoritários, como pessoas LGBTQIAPN+ e mulheres cisgêneras. A pesquisa investiga as disparidades de gênero e sexualidade no âmbito da sala de aula, identificando processos socioculturais que marginalizam grupos que se distanciam dos padrões da cultura cisheteronormativa no Brasil, especialmente no que se refere à didática. O propósito é compreender como a promoção de abordagens pedagógicas, que envolvam as temáticas de gênero e sexualidade em âmbito da sala de aula de educadores/as atuantes nas primeiras etapas do ensino básico, desempenham um papel importante na transformação da sociedade, refletindo como a educação pode ser uma das ferramentas responsáveis na redução da violência e do preconceito enfrentados por pessoas LGBTQIAPN+ e mulheres cisgêneras no país. Essa mudança seria facilitada por meio de abordagens pedagógicas decolonizadoras, que não apenas desafiam os fundamentos discriminatórios, mas também promovem o respeito à diferença no contexto escolar. A pesquisa abrange quatro capítulos, desde a introdução e o contexto do estudo até a reflexão sobre como os resultados contribuem para uma educação plural com foco na equidade social. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com objetivo descritivo de método hipotético-dedutivo, por meio de estudos bibliográficos. Ao longo dessa pesquisa será possível analisarmos desafios relacionados às questões de gênero e sexualidade na prática docente, partindo da hipótese de um currículo abrangente, formação continuada de docentes preparados para garantir uma escola que represente todas as alternativas de ser e existir, assim como suas potencialidades
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