Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiordani, Estela Maris
dc.creatorSilva, Alice Franciele da
dc.date.accessioned2024-02-19T12:29:08Z
dc.date.available2024-02-19T12:29:08Z
dc.date.issued2023-09-26
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31505
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectFormação do professorpor
dc.titleOs desafios da prática pedagógica no estágio supervisionado em contexto escolar de vulnerabilidade social: um relato de experiênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Noturno - Licenciaturapor
dc.description.resumoO estágio supervisionado é uma etapa muito importante no curso de Pedagogia, porém, há muitas dúvidas em questão sobre quais desafios o acadêmico irá enfrentar. Este trabalho tem como objetivo, apresentar relatos de uma experiência de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental, realizado em uma escola pública na cidade de Santa Maria, buscando refletir sobre os desafios e resultados da prática de estágio supervisionado em contexto escolar de vulnerabilidade. A metodologia proposta é de abordagem qualitativa, utilizando referências teóricas de autores como Montessori (1992, 2017), Brasil (2018), Freire (1967, 1987, 1988), Fernandez (1992), Giordani (2011, 2017) entre outros, além de artigos científicos da área. Também foi utilizado como instrumento metodológico, os relatos de experiência, a qual usufruiu de análise e releitura dos registros escritos no relatório final do estágio dos anos iniciais do ensino fundamental. Para a realização das análises foram estudados livros e artigos relacionados aos temas aqui propostos, junto às reflexões das experiências vividas no estágio. A importância desta pesquisa está na necessidade do olhar sensível à iniciação da docência, pois é preciso refletir sobre as inseguranças, dúvidas e obstáculos enfrentados pelo estagiário no estágio supervisionado, a fim de contribuir com a formação de acadêmicos e pedagogos. Entende-se que, o estágio, é uma prática fundamental que possibilita vivências essenciais para a formação do pedagogo, atribuindo a teoria à prática, além de contribuir com seu autoconhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto