Socialização das crianças após confinamento pandêmico: desafios e reflexões do retorno presencial
Resumo
A socialização na educação infantil é parte essencial para o desenvolvimento integral das
crianças, e com o isolamento social causado pela COVID-19 as crianças não tiveram a
oportunidade de socializar entre pares. O retorno presencial trouxe desafios que vão além das
questões de saúde. Esta pesquisa trata de refletir sobre os desafios enfrentados pelas docentes
no retorno presencial. E, considerando as mudanças sociais que vivenciamos, a socialização
entre pares tem sido um dos desafios enfrentados após o período de isolamento, afetando o
desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e implicando em questões, criando desafios
comportamentais. No que se relaciona a socialização das crianças, os docentes exercem um
papel fundamental para identificar e abordar as dificuldades individuais, criar ambientes
seguros e desenvolver estratégias para promover o relacionamento as crianças. O estudo busca
compreender esses desafios por meio de uma pesquisa qualitativa, sendo esse método uma
abordagem de investigação que se concentra na compreensão aprofundada das características
pesquisadas. Para coleta de dados, foi desenvolvido um questionário com questões abertas para
sete professores da Educação Infantil de escola pública municipal e privada na cidade de Santa
Maria/RS. O questionário foi elaborado a partir dos temas: o retorno das crianças e o processo
de socialização das crianças e, estratégias e desafios pedagógicos utilizados no retorno
presencial. Os resultados apontam que o distanciamento social, necessário na pandemia, afetou
significativamente a socialização das crianças no retorno presencial, e com isso os docentes
tiveram diversos desafios, como buscar estratégias e formações para solucionar as demandas
em sala de aula.
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