Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiordani, Estela Maris
dc.creatorNunes, Larissa Vargas
dc.date.accessioned2024-02-20T15:47:31Z
dc.date.available2024-02-20T15:47:31Z
dc.date.issued2024-02-26
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31546
dc.description.abstractLa socialización en la educación infantil es parte essencial del desarrollo integral de los niños y con el aislamiento social causado por el COVID-19, los niños no tuvieron la oportunidad de socializar entre sus compañeros. El regreso presencial trajo desafios que van más allá de las cuestiones de salud. Este proyecto de investigación pretende reflexionar sobre los desafios que enfrentan los docentes al regresar de manera presencial. Considerando los câmbios sociales que hemos experimentado, la socialización entre pares há sido difícil después del largo período de aislamiento, afectando el desarrollo de habilidades socioemocionales y creando desafios de comportamiento. Los docentes desempeñan un papel fundamental en la socialización de los niños, enfrentando desafios como: identificar y abordar dificultades individuales ,crear ambientes seguros y desarrollar estrategias para promover las relaciones entre los estudiantes. El estudio busca comprender estos desafios a través de la investigación que se centra en una comprensión profunda de las características investigadas. Para la recolección de datos se elaboró um cuestionario con preguntas abiertas dirigido a siete docentes de Educación Infantil de colegios públicos y privados de la ciudad de Santa Maria. El cuestionario fue elaborado en base a dos temas: el retorno de los ninõs y las estrategias y desafios pedagógicos utilizados en el retorno presencial. Los resultados indican que el distanciamiento social necesario durante la pandemia afectó significativamente la socialización de los niños al regresar presencialmente y como resultado, los docentes enfrentaron varios desafios, como buscar estrategias y capacitación para resolver demandas en el aula.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectIsolamento socialpor
dc.subjectPandemia COVID-19por
dc.titleSocialização das crianças após confinamento pandêmico: desafios e reflexões do retorno presencialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Noturno - Licenciaturapor
dc.description.resumoA socialização na educação infantil é parte essencial para o desenvolvimento integral das crianças, e com o isolamento social causado pela COVID-19 as crianças não tiveram a oportunidade de socializar entre pares. O retorno presencial trouxe desafios que vão além das questões de saúde. Esta pesquisa trata de refletir sobre os desafios enfrentados pelas docentes no retorno presencial. E, considerando as mudanças sociais que vivenciamos, a socialização entre pares tem sido um dos desafios enfrentados após o período de isolamento, afetando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e implicando em questões, criando desafios comportamentais. No que se relaciona a socialização das crianças, os docentes exercem um papel fundamental para identificar e abordar as dificuldades individuais, criar ambientes seguros e desenvolver estratégias para promover o relacionamento as crianças. O estudo busca compreender esses desafios por meio de uma pesquisa qualitativa, sendo esse método uma abordagem de investigação que se concentra na compreensão aprofundada das características pesquisadas. Para coleta de dados, foi desenvolvido um questionário com questões abertas para sete professores da Educação Infantil de escola pública municipal e privada na cidade de Santa Maria/RS. O questionário foi elaborado a partir dos temas: o retorno das crianças e o processo de socialização das crianças e, estratégias e desafios pedagógicos utilizados no retorno presencial. Os resultados apontam que o distanciamento social, necessário na pandemia, afetou significativamente a socialização das crianças no retorno presencial, e com isso os docentes tiveram diversos desafios, como buscar estratégias e formações para solucionar as demandas em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto