Desafios da inclusão na sala de aula comum: prática de ensino colaborativo em uma escola da rede municipal de Santa Maria
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Data
2023-12-06Primeiro membro da banca
Caetano, Andressa Mafezoni
Segundo membro da banca
Castro, Sabrina Fernandes de
Metadata
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A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2, Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo surge acerca dos questionamentos que perpassam a educação inclusiva, especificamente os desafios da inclusão na sala de aula comum, a partir de práticas que envolvem o trabalho pedagógico dos professores de ensino comum e de educação especial, efetivados com base no ensino colaborativo. A pesquisa traz como objetivo geral desenvolver, descrever e analisar práticas de ensino colaborativo no âmbito de uma turma de 1º ano escolar do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, desdobrando-se em objetivos específicos que pretendem: analisar as contribuições do ensino colaborativo para a aprendizagem escolar dos estudantes, para as práticas pedagógicas e para os processos formativos dos professores; identificar os desafios e as possibilidades de implementação do ensino colaborativo no contexto escolar e produzir um Ebook de práticas colaborativas com as atividades vivenciadas na experiência do ensino colaborativo. Os fundamentos teóricos que sustentam este trabalho apoiam-se nas contribuições teóricas de Philippe Meirieu (1998, 2002, 2005, 2006), sobre práticas pedagógicas e relação educativa, e de autores como Capellini (2004, 2007, 2019), Zerbato (2019), Mendes (2007, 2011, 2018), Almeida (2011), Toyoda (2011), Vilaronga (2018), Bridi, Castro e Menezes (2016) quanto à conceitualização e à caracterização do Ensino Colaborativo. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, tendo como método de pesquisa a pesquisa-ação colaborativo-crítica. O lócus da pesquisa situa-se em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Os participantes da pesquisa foram: a professora do ensino comum, a professora de educação especial e os estudantes da turma. A produção de dados se deu a partir da análise das práticas pedagógicas exercidas pelas professoras, tendo como referência o ensino colaborativo, o diário de campo das professoras e a entrevista semiestruturada com a professora de educação especial. A pesquisa contemplou quatro eixos analíticos que perpassam o ensino colaborativo: 1) ensino colaborativo: efeitos nas práticas pedagógicas; 2) as experiências de aprendizagem dos estudantes diante da perspectiva do ensino colaborativo; 3) o processo formativo das professoras mediante a prática do ensino colaborativo; e 4) os desafios e as possibilidades do ensino colaborativo no contexto escolar. Ao analisar os achados por meio de práticas pedagógicas, baseadas no ensino colaborativo, foi possível perceber a importância deste trabalho entre as professoras de ensino comum e educação especial, pois oferece benefícios na escolarização de todos os estudantes, bem como a qualificação das práticas pedagógicas dos professores. Espera-se com esta pesquisa instigar a reflexão sobre as possibilidades do ensino colaborativo dentro dos espaços escolares. A partir disso, o produto da pesquisa é um Ebook em formato digital, nomeado “Inspirações para o ensino colaborativo” e terá como finalidade compartilhar o trabalho desenvolvido e instigar, a partir das práticas pedagógicas, os professores a pensar na possibilidade de materializar o ensino colaborativo dentro de suas salas de aulas.
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