Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorschbacher, Márcia
dc.creatorOliveira, Camile Machado de
dc.date.accessioned2024-02-23T11:19:45Z
dc.date.available2024-02-23T11:19:45Z
dc.date.issued2024-02-07
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31558
dc.description.abstractThis undergraduate thesis (TCC) aims to understand the relations of gender in the physical education in child education and in the beginning of elementary school discussed in the academic productions of the Study Group on Gender (GTT 07- Gender) from the Brazilian School of Sport Science (CBCE). To establish a theoretical background and methodology the following studies were used as reference Altmann (2014-2015), Freire (1967), Goellner (2013), Scott (1989), Miranda (2008), Gil (1991) e Gomes (2002). The methodology used in this research makes it a bibliographical review. The data gathered was compiled trough the analysis of abstracts on the Book Of Abstracts from the Brazilian Congress of Sport Science (CONBRACE) on the GTT Gender between the years of 2015-2021 that were related to the theme of this study. Six of the analyzed papers were found to mach the following categories “Gender/ Gender Identity” and “Physical Education In School”. Was observed an increase of studies on this subject on the Brazilian Congress of Sport Sciences and the authors Dorfman Knijnik, Judith Butler and Guacira Lopes Louro were largely used as reference on the subject. By the analysis of the categories, the following affirmations were found: a) the description of the importance of respecting the different; b) the importance of the teacher being aware to not reinforce hegemonic stereotypes; c) the teacher needs a inclusive world view; d) the importance to understand the historical and current scenario for the structure of male power; e) the necessity of creating spaces for fighting against inequality and; f) the need to discuss the self-affirmation of child and teens without the fear exposing one self to society. We conclude that the analyzed themes makes evident the importance of gender discussion in the Physical Education of Schools, especially when child education and beginning of elementary school are concerned.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscola. Educação Física Escolarpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.titleGênero e Educação Física Escolar: a Educação Infantil e os Aos Iniciais do Ensino Fundamental na pauta do GTT gênero do colégio brasileiro de ciências do esportepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Noturno - Licenciaturapor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetivou identificar as relações de gênero na educação física escolar dentro da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tratadas nas produções acadêmicas do Grupo de Trabalho Temático Gênero (GTT 07-Gênero) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Para a construção do referencial teórico e metodológico utilizamos estudos de Altmann (2014; 2015), Freire (1967), Goellner (2013), Scott (1989), Miranda (2008), Gil (1991) e Gomes (2002). A metodologia desta pesquisa configura-se em uma pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi realizado um levantamento dos resumos presentes nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) no GTT Gênero, no período de 2015 a 2021, que tratassem do tema da pesquisa. Foram encontrados 6 trabalhos, os quais foram analisados a partir das categorias “Gênero/Identidade de gênero” e “Educação Física Escolar”. Identificou-se ao longo das edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte um aumento do número de trabalhos publicados e que o autor Jorge Dorfman Knijnik, a autora Judith Butler e a autora Guacira Lopes Louro foram os(as) autores(as) mais utilizados como referência. Na análise das categorias, foram encontradas as seguintes afirmações: a) a descrição da importância do respeito ao diferente, b) a importância do professor(a) estar atento(a) para não reforçar estereótipos hegemônicos; c) o professor(a) precisa ter uma perspectiva inclusiva; d) a importância de compreender o cenário histórico e atual sobre a estrutura de poder do masculino; e) a necessidade de se criar espaços de enfrentamento das desigualdades e; f) a demanda de se trabalhar a autoafirmação da criança e dos jovens sem o medo de se enunciar na sociedade. Conclui-se que os elementos analisados reafirmam a importância das discussões de gênero na Educação Física Escolar, sobretudo quanto à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto