Reputação e gestão de crise de integridade: a Odebrecht retratada na mídia impressa no contexto da Lava Jato
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Data
2023-11-10Primeiro membro da banca
Paraventi, Agatha Camargo
Segundo membro da banca
Conrad, Kalliandra Quevedo
Terceiro membro da banca
Persigo, Patrícia Milano
Quarto membro da banca
Costa, Vânia Medianeira Flores
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No mundo corporativo, sabe-se bem que crises de integridade têm capacidade para transformar
a reputação de qualquer organização em pouco tempo. Sob condições de profunda pressão da
sociedade midiatizada para assumirem posturas éticas e responsáveis, as empresas encontram
na reputação positiva um ativo competitivo importante. A urgência na recuperação da reputação
de organizações que se envolvam em crises de integridade, além da importância de recompor a
confiança dos públicos de interesse por parte dessas organizações, compõem a problemática
das discussões teóricas apresentada nessa tese. Sendo assim, a problemática norteadora da
pesquisa indaga como os jornais Estadão, Folha de São Paulo e Valor Econômico retrataram as
tentativas de reconstrução da reputação da Odebrecht, no contexto da operação Lava Jato. A
tese está organizada teoricamente a partir dos conceitos de reputação de Fombrun (1996),
Fombrun e Van Riel (2004), Davies et al. (2003), Bueno (2009, 2018) e Barros Filho e Peres
Neto (2019). Para os conceitos de ética e crises de integridade empregamos Srour (2005), Bueno
(2009), Ashley (2005), Han (2017), Forni (2019) e Paraventi (2016, 2020). A sociedade
midiatizada, a opinião pública e os interesses da mídia são conceituados por Sodré (2002),
Braga (2007), Lippmann (2008), Charaudeau (2016) e Rudiger (2011). A metodologia utilizada
foi do tipo qualitativa e interpretativa. Os métodos empregados foram o levantamento
bibliográfico e documental (MOREIRA, 2012), a observação encoberta e não-participativa
(JOHNSON, 2010), o mapeamento dos públicos envolvidos na crise de integridade, baseado
em Locatelli (2011) e a análise de conteúdo de Bardin (1979) adaptado por Fossá (2003). Como
resultado, chegamos a duas categorias finais da análise de conteúdo, nomeadas: a mídia retrata
a procura pela ética na nova integridade e o teor da crise na mídia dita a nova reputação. As
categorias reforçam as teorias de reputação e integridade explanadas na tese e indicam o
conceito de reputação midiática que retrata a Odebrecht a partir das suas ações em busca da
integridade e do ambiente de crise performado através da assessoria de comunicação do
Ministério Público Federal juntamente com as redações dos jornais analisados.
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