Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorSouza, Marielly Mendes de
dc.date.accessioned2024-03-01T14:51:40Z
dc.date.available2024-03-01T14:51:40Z
dc.date.issued2023-11-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31600
dc.description.abstractCollaboration between family and school is essential to ensure children’s healthy and successful development. When these two contexts work together, the result is a more enriching environment and also suitable to children's development. This paper aims to analyze how communication occurs between families and schools. As theoretical basis we have Piaget (2007), Gentile (2006) and Silva (2008). A qualitative research was carried out, and for data collection a questionnaire was developed with open-ended questions to early childhood teachers from private schools and also family members of early and elementary learners from public and private stitutions. The results indicate that the responsibility for a child's development must be shared between the family and the school, as both play crucial roles in their learning and well-being. Furthermore, the effective collaboration between families and schools helps to identify and solve problems at early stages, providing a healthy and productive environment for the child's development. The conclusion is that the partnership between families and schools is essential for learning success and children’s emotional well-being. Overcoming obstacles, such as finding someone to blame, is essential to ensure that the cooperation is effective and that the focus will always be into the child's interests.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFamília e escolapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.titleA comunicação entre família e escola: reflexões necessáriaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Noturno, Licenciaturapor
dc.description.resumoA colaboração entre a família e escola é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável e bem-sucedido das crianças. Quando esses dois contextos trabalham juntos, o resultado é um ambiente mais enriquecedor e propício ao desenvolvimento das crianças. O objetivo deste estudo é destacar a importância e apontar os benefícios da comunicação entre a família e a escola. Como base teórica, tem-se Piaget (2007), Gentile (2006) e Silva (2008). Foi realizada uma pesquisa qualitativa e, para coleta de dados, foi desenvolvido um questionário com perguntas abertas para professores da Educação Infantil da escola privada e familiares de alunos da educação infantil e ensino fundamental da escola pública e privada. Os resultados apontam que a responsabilidade pelo desenvolvimento da criança deve ser compartilhada entre a família e a escola, dado que ambos desempenham papéis cruciais em sua educação e bem-estar. Além disso, a colaboração efetiva entre família e escola ajuda a identificar e abordar problemas precocemente, proporcionando um ambiente saudável e produtivo para o desenvolvimento da criança. Conclui-se que a parceria entre família e escola é essencial para o sucesso educacional e o bem-estar emocional das crianças. A superação de obstáculos, como a busca de culpados, é fundamental para garantir que a cooperação seja eficaz e que o foco esteja sempre no interesse da criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto