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dc.contributor.advisorFinkler, Lirene
dc.creatorVerneque, Daisy Oliveira
dc.date.accessioned2024-03-05T15:39:47Z
dc.date.available2024-03-05T15:39:47Z
dc.date.issued2023-12-13
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationVERNEQUE, D. O. Racismo e formação em psicologia: um olhar sobre os currículos das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. 2023. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31609
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Psicologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractRacism is a socially reproduced violence that causes significant suffering to black individuals. Graduating Psychology is a sensitive period for students to engage with studies and discussions that problematize racism as a cause of psychological distress. Through a preliminary literature review, this study emphasizes dimensions of the concept of racism, the challenges of mental health in the black population, and the challenges of psychology education. Subsequently, the curricular content of Psychology undergraduate programs at five federal universities in Rio Grande do Sul was qualitatively analyzed to identify how they addressed the themes of racism and ethnic-racial relations. The method employed was document analysis, and the results were discussed through content analysis. The process began with identifying keywords related to racial issues, followed by exploring the subjects and theoretical frameworks. It was found that universities with more recent curricula exhibit a stronger emphasis on racial themes, indicating an expanding discourse, although older curricula still lack depth on the subject. In conclusion, despite progress, it remains essential for universities and psychology professionals to further engage in the anti-racist struggle, shaping professionals aligned with ethical principles required for a practice that does not perpetuate racial violence and contributes to a more just societyeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRacismopor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectRacismeng
dc.subjectPsychologyeng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleRacismo e formação em psicologia: um olhar sobre os currículos das Universidades Federais do Rio Grande do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Psicologiapor
dc.description.resumoO racismo é uma violência, reproduzida socialmente, que causa grande sofrimento às pessoas negras. A graduação em Psicologia é um período sensível para que as/os estudantes tenham contato com estudos e discussões que problematizem o racismo enquanto causador de sofrimento psíquico. A partir de uma revisão prévia de literatura, o presente estudo destaca dimensões do conceito de racismo, a problemática da saúde mental da população negra e os desafios da formação em psicologia. A partir disso, foram analisados, de forma qualitativa, os conteúdos curriculares de Cursos de Graduação em Psicologia de cinco universidades federais do Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar como tratavam da temática do racismo e das relações étnico-raciais. O método utilizado foi a análise documental, sendo os resultados discutidos a partir da análise de conteúdo. Iniciou-se com a identificação de palavras-chave relacionadas à temática racial, sendo então exploradas as disciplinas e referenciais teóricos. Constatou-se que as universidades com currículos mais recentes apresentam maior solidez com relação à temática racial, demonstrando que o debate está se expandindo, ainda que que currículos mais antigos ainda careçam de aprofundamento no assunto. Concluí-se que, apesar dos avanços, ainda é necessário que as universidades e profissionais de Psicologia se engajem mais na luta antirracista, formando profissionais que alinhem-se a princípios éticos demandados para uma atuação que não reproduza violência racial, e que contribua para uma sociedade mais justa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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