Percepção da qualidade dos serviços prestados aos estudantes e egressos de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria
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Data
2023-08-22Primeiro membro da banca
Munck, Luciano
Segundo membro da banca
Klein, Leander Luiz
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A autoavaliação institucional é um processo permeado de autoconhecimento de maneira que
possibilita encontro entre a organização e a sua realidade. A ela cabe o papel estratégico de
descobrir desafios que assolam a instituição, assim como a identificação de janelas de
oportunidades. No âmbito acadêmico, a autoavaliação assume uma importância louvável de
modo que apresenta potencialidade para identificar qualidade ou não do serviço prestado, assim
como para aperfeiçoamento e melhoria do desempenho das entidades do ensino em diversas
vertentes. Nesta pesquisa, através desta ferramenta de gestão, objetiva-se analisar a percepção
dos estudantes e egressos da pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
quanto ao funcionamento dos seus respectivos cursos, e a partir disso, fornecer proposições
para a melhoria da autoavaliação dos Programas de Pós-graduação (PPGs) no Brasil.
Inicialmente, preocupa-se em conhecer aspectos relacionados a origem e os embasamentos
legais da autoavaliação institucional a nível da graduação destacando Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Superior (SINAES), e a nível da Pós-Graduação (PG) realçando a
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e consequentemente
as principais concepções atinentes ao processo da instituição dos cursos de graduação e da PG
no país, além de enfatizar o papel desempenhado pelo Estado brasileiro nesse processo.
Portanto, procurou-se dar viabilidade a este trabalho utilizando survey enquanto procedimento
quantitativo para a coleta de dados. No que se trata das análises dos dados, deu-se preferência
as técnicas estatísticas de análises descritivas e as de análises da estatística multivariada. A
primeira envolve a utilização de medidas de tendência central, nomeadamente média e mediana.
A segunda está relacionada a análise fatorial, teste t, anova e regressão linear múltipla. Os
resultados demonstram o predomínio da presença feminina na PG na UFSM tanto nos
estudantes assim como nos egressos. Verificou-se baixíssima presença da população preta e
indígena na PG em dois segmentos investigados. A análise fatorial exploratória revela onze
fatores determinantes da qualidade dos cursos de mestrado e doutorado, e destes fatores, oito
apresentam diferenças significativas entre os estudantes dos dois níveis, e seis fatores
demonstram diferenças estatisticamente entre os segmentos. Quanto a regressão, cinco fatores
exercem influência na satisfação geral com o curso. Também seis variáveis impactam mais a
satisfação dos estudantes/egressos no relacionamento com orientador/a. Conclui que os
discentes e egressos dispõem de capacidade para executar a autoavaliação dos seus
cursos/programas e, no caso específico da UFSM, os investigados possuem uma boa
autoavaliação de suas instituições demostrando que suas formações são de qualidade. E os
processos autoavaliativos podem ser melhorados quando são ampliadas as dimensões de
avaliações, principalmente quando se reconhece que os usuários possuem inteligência e
sabedoria necessárias para contribuir de forma efetiva
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