Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoso, Adriane
dc.creatorBottega, Luiz Henrique Trentin
dc.date.accessioned2024-03-08T11:27:38Z
dc.date.available2024-03-08T11:27:38Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationBOTTEGA, L. H. T. Saber e não-saber no estágio em psicologia clínica: um ensaio sobre o lugar da teoria na escuta psicanalítica. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31635
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Psicologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis work aims to question the place of psychoanalytic theory in psychotherapy sessions carried out by an undergraduate Psychology intern during the academic internship at the Federal University of Santa Maria. To do so, it relies on an essayistic approach, drawing on insights from critical social psychology and psychoanalysis. Firstly, this work proposes to investigate the formation of the territory of Psychology as a distinctive field of knowledge and its epistemological affiliations, with a particular focus on the position held by psychoanalysis in the development of these knowledge areas that emerged from Modernity. Subsequently, different perspectives on the concept of theory within the psychoanalytic field are discussed, highlighting the conflicts and contradictions within this domain. Finally, the focus turns to the experience of psychotherapy sessions, examining the realms of knowledge and non knowledge that permeate clinical listening. It is suggested that psychoanalytic theory allows the intern, who orients his\herself through it, to engage in a listening that supports a form of not-knowing. This stance is grounded in a theoretical position rooted in a particular conception and use of language, which repositions the role of fiction in the subject's discourse and paves the way for its connection with a notion of trutheng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectEscuta psicanalíticapor
dc.subjectPsicologia Social Críticapor
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectEpistemologyeng
dc.subjectPsychoanalytical listeningeng
dc.subjectCritical Social Psychologyeng
dc.titleSaber e não-saber no estágio em psicologia clínica: um ensaio sobre o lugar da teoria na escuta psicanalíticapor
dc.title.alternativeKnowledge and non-knowledge in the clinical psychology internship: an essay about the place of theory in psychoanalytic listeningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Psicologiapor
dc.description.resumoEste trabalho pretende questionar o lugar da teoria psicanalítica a partir de atendimentos psicológicos realizados por um estagiário de Psicologia durante o estágio curricular na Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, aposta-se em uma escrita ensaística, que busca subsídios em elementos da psicologia social crítica e da psicanálise. Propõe-se, primeiramente, realizar uma investigação acerca da constituição do território das Psicologias enquanto um campo do conhecimento sui generis e suas filiações epistemológicas, dando ênfase ao lugar ocupado pela psicanálise na formação desses saberes oriundos da Modernidade. Posteriormente, debate-se as diferentes perspectivas que a noção de teoria adquire no campo psicanalítico, realçando os conflitos e contradições da área. Por fim, adentra-se na experiência dos atendimentos psicológicos, questionando os lugares de saber e não saber que permeiam a escuta clínica. Encaminha-se que a teoria psicanalítica permite ao estagiário, que por ela se orienta, uma escuta que sustente um não-saber. Essa postura está fundamentada em uma posição teórica enraizada em certa concepção e uso da linguagem, que recoloca no discurso do sujeito o lugar da ficção e abre caminhos para a relação desta com uma noção de verdade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto