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dc.contributor.advisorTochetto de Oliveira, Clarissa
dc.creatorSberse, Ruthi Ferreira
dc.date.accessioned2024-03-11T19:32:11Z
dc.date.available2024-03-11T19:32:11Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationSBERSE, R. F. As possíveis relações entre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno de personalidade borderline e suas implicações clínicas. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31667
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso Superior de Psicologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractAttention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) and Borderline Personality Disorder (BPD) are considered distinct clinical conditions, but they often occur simultaneously in individuals. Furthermore, early manifestations of ADHD seem to be related to the later development of BPD. The objective of this study is to verify the state of the art of the possible relationship between ADHD and BPD. In particular, it is expected to: a) verify the explanations for the possible relationship between ADHD and BPD; and b) discuss the implications of the results found for clinical practice. To this end, an integrative literature review was conducted with searches in the PubMed, PsychInfo and Lilacs databases. Among the 24 studies in the sample, 15 articles were selected based on the results found in the databases and 9 articles/chapters were obtained through their references. The results obtained were grouped into two categories defined a priori, namely: explanatory components in the relationship between ADHD and BPD and clinical implications. The main hypotheses found for the intersection between the disorders were (1) vulnerability present in children with ADHD; and (2) the sharing of underlying psychopathological mechanisms such as emotion dysregulation (ED) and impulsivity. Concerning the implications for the management of the conditions, three directions were highlighted: (1) the development of protocols for managing the comorbidity ADHD + BPD; (2) early interventions to mitigate the development of BPD in children with ADHD and/or ED; and (3) development of transdiagnostic interventions. Field studies are needed to determine the etiology of BPD, as well as to develop interventions targeting vulnerability factors associated with its development and comorbidities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecttranstorno de personalidade borderlinepor
dc.subjecttranstorno de déficit de atenção/hiperatividadepor
dc.subjecttransdiagnósticopor
dc.subjecttratamentopor
dc.subjectborderline personality disordereng
dc.subjectattention deficit/hyperactivity disordereng
dc.subjecttransdiagnosticeng
dc.subjecttreatmenteng
dc.titleAs possíveis relações entre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno de personalidade borderline e suas implicações clínicaspor
dc.title.alternativeThe possible relationships between attention deficit/hyperactivity disorder and borderline personality disorder and its clinical implicationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Psicologiapor
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são consideradas condições clínicas distintas, mas, com frequência, ocorrem simultaneamente em indivíduos. Para além, manifestações precoces do TDAH parecem ter relação com o desenvolvimento posterior do TPB. O objetivo deste estudo é verificar o estado da arte da possível relação entre o TDAH e o TPB. Em especial, espera-se: a) verificar quais são as explicações para a possível relação entre TDAH e TPB; e b) discutir as implicações dos resultados encontrados para a prática clínica. Para tanto, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura com buscas nas bases de dados PubMed, PsychInfo e Lilacs. Dentre os 24 estudos da amostra, 15 artigos foram selecionados a partir dos resultados encontrados nas bases de dados e 9 artigos/capítulos foram obtidos através das referências destes. Os resultados obtidos foram agrupados em duas categorias definidas a priori, sendo elas: componentes explicativos na relação entre TDAH e TPB e implicações clínicas. As principais hipóteses encontradas para a interseção entre os transtornos foram (1) vulnerabilidade presente em crianças com TDAH; e (2) o compartilhamento de mecanismos psicopatológicos subjacentes, como a desregulação emocional (DE) e a impulsividade. Concernente às implicações para o manejo das condições, três direções foram apontadas: (1) o desenvolvimento de protocolos para manejo da comorbidade TDAH + TPB; (2) intervenções precoces para mitigar o desenvolvimento de TPB em crianças com TDAH e/ou DE; e (3) desenvolvimento de intervenções transdiagnósticas. Estudos no campo são necessários para determinar a etiologia do TPB, bem como para desenvolver intervenções direcionadas aos fatores de vulnerabilidade associados ao seu desenvolvimento e às comorbidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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