O ensino colaborativo como propulsor para o processo de identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação
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Data
2023-12-19Primeiro membro da banca
Vieira, Nara Joyce Wellausen
Segundo membro da banca
Dal Forno, Letícia Fleig
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Um dos desafios da escola é uma efetiva inclusão de todos os estudantes, e o ensino colaborativo
surge como uma prática facilitadora deste processo. Desta forma, a questão que conduz esta
pesquisa é como o ensino colaborativo pode reverberar em estratégia para identificação de
estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)? O presente estudo qualitativo teve
como objetivo geral identificar as experiências de Ensino Colaborativo entre professores do
Atendimento Educacional Especializado e do ensino comum, e suas inferências para o processo
de identificação de estudantes com AH/SD. E os objetivos específicos foram: a) Identificar as
experiências dos professores relacionadas as AH/SD; b) Analisar os fatores que influenciaram
no contexto das práticas colaborativas entre professores do AEE e de turma regular; c)
Identificar como a gestão escolar atua no contexto das práticas colaborativas na escola. d)
Promover uma ação formativa entre os professores da rede municipal acerca da temática do
Ensino colaborativo e das AH/SD. e) Elaborar um material formativo com ‘pistas’ para a
organização de práticas de EC numa perspectiva de identificação de estudantes com indicadores
de AH/SD. Participaram desta pesquisa nove professoras da Rede Municipal de Santa
Maria/RS, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação-SMEd por atuarem com iniciativas
de práticas de EC. O grupo incluiu três professoras de Educação Especial, três professoras de
ensino comum e três professoras gestoras. Este estudo utilizou entrevistas semiestruturadas
como instrumento de coleta de dados, gravadas via Meet. Optou-se pela Análise de Conteúdo
Temático de Bardin (2016). Na análise dos dados, foram utilizados conceitos norteadores como
'Altas Habilidades/Superdotação' (RENZULLI, 2021), 'Identificação' (FREITAS e PEREZ,
2012; VIEIRA, 2005), e 'Ensino Colaborativo’ (MENDES, VILARONGA e ZERBATO,
2023), que estão em conformidade com o referencial teórico sob o qual os dados foram
discutidos. Os resultados mostraram que o EC é um propulsor para a identificação de estudantes
com indicadores de AH/SD. No entanto, ainda se faz necessário a formação continuada nestas
temáticas para todos os professores. Ficou claro que as escolas envolvidas, representadas pelos
professores participantes, estão em uma caminhada em direção a uma escola inclusiva, em
diferentes momentos, contextos e saberes. Todos estão engajados e receptivos a novas práticas
e à formação continuada sobre EC e sobre o aprimoramento da identificação do estudante com
indicadores de AH/SD. Neste sentido, o produto de mestrado profissional desta pesquisa foi a
organização de uma Roda de Conversa entre os professores da Rede Municipal de Ensino sobre
AH/SD e EC, e a elaboração de um folheto formativo, 'Pistas': EC - Um olhar para as Altas
Habilidades/Superdotação, para favorecer a elaboração de práticas de EC numa perspectiva de
identificação de estudantes com indicadores de AH/SD. Esse material foi enviado para todas as
escolas da Rede Municipal de Ensino de SM.
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