Livro-objeto "protegendo o bosque”: natureza e sensorialidade para crianças
Data
2023-11-19Autor
Ineu, Lisara Bitencourt
Almeida, Roberta Bordiga de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente projeto experimental tem como principal objetivo construir um livro que auxilie o leitor, criança, no desenvolvimento de seus sentidos humanos e de sua autonomia. Os objetivos específicos são: criar uma narrativa que apresente algumas famílias e espécies de plantas existentes; propor atividades lúdicas que exploram a percepção sensorial do público; e aplicar o produto ao público-alvo infantil. O método de escrita utilizado foi o proposto por Sid Field (2001), no qual iniciamos pela concepção das duas personagens principais e, a partir disso, formulamos a necessidade, ação e história. Para a compreensão dos elementos narrativos utilizamos como apoio os conceitos de Stephen Koch (2008). A conceituação de livro-objeto se deu através da leitura e dos apontamentos de Edith Derdyk (2013) e Paulo Silveira (2013), enquanto o livro ilustrado foi debatido com base em Guto Lins (2003) e
Sophie Van der Linden (2014). O projeto foi aplicado com uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na Escola Básica Estadual Cícero Barreto. Os resultados obtidos apontam para a satisfação do público-alvo em relação ao produto e a importância de nossa proposta, visto que, através dos momentos de realização das atividades, as crianças puderam praticar os conhecimentos de botânica, leitura, matemática básica e conhecer algumas espécies de plantas que não lhe eram familiares.