Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDepexe, Sandra
dc.creatorIneu, Lisara Bitencourt
dc.creatorAlmeida, Roberta Bordiga de
dc.date.accessioned2024-03-13T16:29:20Z
dc.date.available2024-03-13T16:29:20Z
dc.date.issued2023-11-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31689
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro-objetopor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectBotânicapor
dc.subjectCinco sentidospor
dc.titleLivro-objeto "protegendo o bosque”: natureza e sensorialidade para criançaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente projeto experimental tem como principal objetivo construir um livro que auxilie o leitor, criança, no desenvolvimento de seus sentidos humanos e de sua autonomia. Os objetivos específicos são: criar uma narrativa que apresente algumas famílias e espécies de plantas existentes; propor atividades lúdicas que exploram a percepção sensorial do público; e aplicar o produto ao público-alvo infantil. O método de escrita utilizado foi o proposto por Sid Field (2001), no qual iniciamos pela concepção das duas personagens principais e, a partir disso, formulamos a necessidade, ação e história. Para a compreensão dos elementos narrativos utilizamos como apoio os conceitos de Stephen Koch (2008). A conceituação de livro-objeto se deu através da leitura e dos apontamentos de Edith Derdyk (2013) e Paulo Silveira (2013), enquanto o livro ilustrado foi debatido com base em Guto Lins (2003) e Sophie Van der Linden (2014). O projeto foi aplicado com uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na Escola Básica Estadual Cícero Barreto. Os resultados obtidos apontam para a satisfação do público-alvo em relação ao produto e a importância de nossa proposta, visto que, através dos momentos de realização das atividades, as crianças puderam praticar os conhecimentos de botânica, leitura, matemática básica e conhecer algumas espécies de plantas que não lhe eram familiares.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples