dc.contributor.advisor | Depexe, Sandra | |
dc.creator | Ineu, Lisara Bitencourt | |
dc.creator | Almeida, Roberta Bordiga de | |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T16:29:20Z | |
dc.date.available | 2024-03-13T16:29:20Z | |
dc.date.issued | 2023-11-19 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31689 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Livro-objeto | por |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.subject | Botânica | por |
dc.subject | Cinco sentidos | por |
dc.title | Livro-objeto "protegendo o bosque”: natureza e sensorialidade para crianças | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | O presente projeto experimental tem como principal objetivo construir um livro que auxilie o leitor, criança, no desenvolvimento de seus sentidos humanos e de sua autonomia. Os objetivos específicos são: criar uma narrativa que apresente algumas famílias e espécies de plantas existentes; propor atividades lúdicas que exploram a percepção sensorial do público; e aplicar o produto ao público-alvo infantil. O método de escrita utilizado foi o proposto por Sid Field (2001), no qual iniciamos pela concepção das duas personagens principais e, a partir disso, formulamos a necessidade, ação e história. Para a compreensão dos elementos narrativos utilizamos como apoio os conceitos de Stephen Koch (2008). A conceituação de livro-objeto se deu através da leitura e dos apontamentos de Edith Derdyk (2013) e Paulo Silveira (2013), enquanto o livro ilustrado foi debatido com base em Guto Lins (2003) e
Sophie Van der Linden (2014). O projeto foi aplicado com uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na Escola Básica Estadual Cícero Barreto. Os resultados obtidos apontam para a satisfação do público-alvo em relação ao produto e a importância de nossa proposta, visto que, através dos momentos de realização das atividades, as crianças puderam praticar os conhecimentos de botânica, leitura, matemática básica e conhecer algumas espécies de plantas que não lhe eram familiares. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |