Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStevens, Leandro
dc.creatorMassaia, Nadriel Diovane Essy
dc.date.accessioned2024-03-13T16:35:57Z
dc.date.available2024-03-13T16:35:57Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31693
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.titleO rádio local enquanto meio de preservação cultural: produção do documentário “No Ar: frequências da memória”por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investiga a significativa influência do rádio local na preservação cultural, resultando na produção do documentário "No Ar: Frequências da Memória". Detalhando o processo em suas fases de pré-produção, produção e pós-produção, o autor destaca a contribuição vital do rádio local como um meio de comunicação imersivo e próximo da comunidade. Além de promover eventos locais, avisos, músicas e costumes, o rádio desempenha um papel essencial na transmissão de notícias e eventos locais, fundamentais para a perpetuação da cultura regional. O documentário final, "No Ar: Frequências da Memória", apresenta depoimentos envolventes de ouvintes e radialistas do rádio em São Pedro do Sul/RS, explorando suas experiências pessoais com o consumo de rádio, as transformações ao longo dos anos e a percepção do legado do rádio atualmente. Além de oferecer uma visão única sobre o impacto do rádio local na comunidade, essa produção também proporcionou ao autor o desenvolvimento de habilidades em audiovisual, uma competência cada vez mais relevante em contextos contemporâneos, como nas redes sociais e plataformas de compartilhamento. A fundamentação teórica deste trabalho incorpora as contribuições de Sérgio Puccini (2009) no tocante ao roteiro de documentários, Bill Nichols (2010) em relação aos estilos documentais e Bárbara Avrella (2014) na definição de rádios locais. Essas referências enriquecem a análise, fundamentam e ampliam a compreensão sobre a interseção entre o rádio local, a produção audiovisual e a preservação cultural.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples