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dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorMello, Laiser dos Santos
dc.date.accessioned2024-03-13T17:04:44Z
dc.date.available2024-03-13T17:04:44Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31697
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to evaluate factors that may be decisive for the retention of students in the postgraduate course of the Specialization in Environmental Education in the distance learning modality. These factors are related to content, pedagogical practices, virtual learning environment, teachers and tutors, in addition to support from the Open University of Brazil (UAB) hub in the municipality where they are enrolled. Reducing dropout rates in distance learning courses is a major challenge for institutions that offer courses in this modality. For this reason, a questionnaire was prepared and subsequently applied to 75 academics from the 2023/1 class, in 06 (six) face-to-face support centers with with the aim of understanding factors that may lead to these students dropping out. The data were analyzed in a quantitative-qualitative way, in this way it was possible to understand the positive and negative points of the practices adopted by teachers, in addition to the demands and difficulties faced by students. Therefore, after analyzing the academics' responses, the study proved to be an important tool to assist in the planning processes of pedagogical practices and to reduce dropout rates, and should be analyzed by the teachers who work on the course throughout the process. training of these students, in addition, of course, to other subjects who are part of this training, such as tutors and center coordinators. It also points out the challenges, difficulties and needs at various points that can and should be rethought by the educational agents involved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectConteúdopor
dc.subjectEaDpor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectContenteng
dc.titleCondicionantes que potencializam a permanência no curso de Especialização em Educação Ambiental EAD/UFSM na visão de alunos regularespor
dc.title.alternativeConditionings that enhance permanence in the Specialization Course in Environmental Education EAD/UFSM from the view of regular studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é avaliar fatores que possam ser determinantes para a permanência dos estudantes do curso de pós-graduação da Especialização em Educação Ambiental na modalidade EaD, esses fatores estão relacionados ao conteúdo, práticas pedagógicas, ambiente virtual de aprendizagem, professores e tutores, além do suporte do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município onde estão matriculados. Reduzir a evasão em cursos na modalidade EaD é um grande desafio para instituições que ofertam cursos nessa modalidade, por esse motivo foi elaborado um questionário que posteriormente foi aplicado a 75 acadêmicos da turma 2023/1, em 06 (seis) polos de apoio presencial com o intuito de compreender fatores que possam levar à desistência destes estudantes. Os dados foram analisados de forma quantitativa- qualitativa, desta forma foi possível compreender pontos positivos e negativos das práticas adotadas por professores, além de demandas e dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Com isso, após análise das respostas dos acadêmicos, o estudo mostrou-se como importante ferramenta de auxílio nos processos de planejamento das práticas pedagógicas e para a redução da evasão, devendo ser analisado pelos (as) docentes que atuam no curso ao longo do processo formativo desses (as) estudantes, além, é claro, dos outros sujeitos que fazem parte dessa formação, tais como tutores (as) e coordenadores (as) de polo. Também aponta os desafios, as dificuldades e necessidades em diversos pontos que podem e devem ser repensados pelos agentes educacionais envolvidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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