dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Mello, Laiser dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T17:04:44Z | |
dc.date.available | 2024-03-13T17:04:44Z | |
dc.date.issued | 2023-12-19 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31697 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The objective of this work is to evaluate factors that may be decisive for the retention
of students in the postgraduate course of the Specialization in Environmental
Education in the distance learning modality. These factors are related to content,
pedagogical practices, virtual learning environment, teachers and tutors, in addition to
support from the Open University of Brazil (UAB) hub in the municipality where they
are enrolled. Reducing dropout rates in distance learning courses is a major challenge
for institutions that offer courses in this modality. For this reason, a questionnaire was
prepared and subsequently applied to 75 academics from the 2023/1 class, in 06 (six)
face-to-face support centers with with the aim of understanding factors that may lead
to these students dropping out. The data were analyzed in a quantitative-qualitative
way, in this way it was possible to understand the positive and negative points of the
practices adopted by teachers, in addition to the demands and difficulties faced by
students. Therefore, after analyzing the academics' responses, the study proved to be
an important tool to assist in the planning processes of pedagogical practices and to
reduce dropout rates, and should be analyzed by the teachers who work on the course
throughout the process. training of these students, in addition, of course, to other
subjects who are part of this training, such as tutors and center coordinators. It also
points out the challenges, difficulties and needs at various points that can and should
be rethought by the educational agents involved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Evasão | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Conteúdo | por |
dc.subject | EaD | por |
dc.subject | Evasion | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.subject | Content | eng |
dc.title | Condicionantes que potencializam a permanência no curso de Especialização em Educação Ambiental EAD/UFSM na visão de alunos regulares | por |
dc.title.alternative | Conditionings that enhance permanence in the Specialization Course in Environmental Education EAD/UFSM from the view of regular students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é avaliar fatores que possam ser determinantes para
a permanência dos estudantes do curso de pós-graduação da Especialização em
Educação Ambiental na modalidade EaD, esses fatores estão relacionados ao
conteúdo, práticas pedagógicas, ambiente virtual de aprendizagem, professores e
tutores, além do suporte do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município
onde estão matriculados. Reduzir a evasão em cursos na modalidade EaD é um
grande desafio para instituições que ofertam cursos nessa modalidade, por esse
motivo foi elaborado um questionário que posteriormente foi aplicado a 75
acadêmicos da turma 2023/1, em 06 (seis) polos de apoio presencial com o intuito de
compreender fatores que possam levar à desistência destes estudantes. Os dados
foram analisados de forma quantitativa- qualitativa, desta forma foi possível
compreender pontos positivos e negativos das práticas adotadas por professores,
além de demandas e dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Com isso, após
análise das respostas dos acadêmicos, o estudo mostrou-se como importante
ferramenta de auxílio nos processos de planejamento das práticas pedagógicas e
para a redução da evasão, devendo ser analisado pelos (as) docentes que atuam no
curso ao longo do processo formativo desses (as) estudantes, além, é claro, dos
outros sujeitos que fazem parte dessa formação, tais como tutores (as) e
coordenadores (as) de polo. Também aponta os desafios, as dificuldades e
necessidades em diversos pontos que podem e devem ser repensados pelos agentes
educacionais envolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |