Direito e educação em diálogo pela dignidade humana desde uma sociopsicopedagogia integral nos estabelecimentos prisionais
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Data
2024-02-19Primeiro coorientador
Cruz, Denise Santos da
Primeiro membro da banca
Araújo, Luiz Ernani Bonesso de
Segundo membro da banca
Schumacher, Jane
Terceiro membro da banca
Marquezan, Lorena Inês Peterini
Quarto membro da banca
Stainr, Nara Suzana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Tese de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 1/LP1, Do-cência, saberes e desenvolvimento profissional. A Tese anuncia a Educação Integral em favor dos Direitos Humanos nos estabelecimentos totais (casas prisionais) e a base epistemológica sociopsicopedagógica que sustenta esta intencionalidade. O ob-jetivo geral consistiu em: Analisar em complexidade o diálogo entre a Educação e O Direito pela Dignidade Humana em busca dos Princípios Sociopsicopedagógicos para uma Educação Integral nos Estabelecimentos Totais. Apresenta como objetivos es-pecíficos: Verificar como estão se apresentando o cumprimento da Pena nos Estabe-lecimentos Totais; constatar qual Educação vem sendo aplicada e se está surtindo efeito; propor uma Educação sociopsicopedagógica com Educadores específicos para Estabelecimentos Totais. Metodologicamente, partiu de um estudo de caso qualitativo, desenvolvido a partir da narrativa (auto) biográfica da trajetória pessoal e profissional do autor pesquisador; da observação participante e da descrição cartográfica da Ilha (estabelecimentos totais). A transversalidade autorreflexiva foi entretecida pelo pen-samento complexo e modelada pela Hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Con-cluiu-se que o estudo foi adequado para a pesquisa das condições para a reinserção social da pessoa segregada no estabelecimento prisional pela educação integral, con-siderando a melhoria da ambiência prisional e novos caminhos educacionais. Rea-firma-se que: o Sistema Prisional Brasileiro não proporciona a ressocialização em sua forma concreta; há urgência de uma reorientação sociopsicopedagógica à educação integral da pessoa e sua reinserção na vida social, profissional, proativa e humani-zada, para que não retorne ao cárcere; os profissionais, para atuarem nesse contexto sistêmico, necessitam de formação humana e sociopsicopedagógica. Os resultados deste estudo representam um contributo viável e alicerçado em uma perspectiva hu-manizadora para a reinserção social pela Educação em/para os Direitos Humanos.
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