dc.contributor.advisor | Brites, Jurema | |
dc.creator | Barbosa, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T15:32:23Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T15:32:23Z | |
dc.date.issued | 2023-12-11 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31766 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The chosen theme involves an experience report of a practice carried out with children and adolescents in the SOS Villages, in the Municipality of Santa Maria, RS. The objective of this study was to analyze the construction of the meaning of language, using funk lyrics as a tool for discussions of gender issues with children and adolescents who are in institutional care by court order, as a result of violation of rights or by the momentary impossibility of care and protection by their family. In this experience, I sought to report the possibility of carrying out the literacy process, from a critical-emancipatory perspective, bringing the reality and interest of the subjects as a teaching tool. In this sense, funk was used so that we could analyze gender issues in the lyrics of the songs and propose discussions about the subject, building reading and writing. The debates were paramount, because these children and adolescents are the generation that in the future will be fighting for their rights, living their sexuality with full awareness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Questões de gênero | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Writing | eng |
dc.subject | Gender issues | eng |
dc.title | Funk e gênero nas aldeias SOS | por |
dc.title.alternative | Funk and genre in SOS villages | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | A temática escolhida envolve um relato de experiência de uma prática realizada com crianças e adolescentes nas Aldeias SOS, no Município de Santa Maria, RS. Objetivou-se analisar a construção de sentido da linguagem, utilizando letras de funk como ferramenta para discussões das questões de gênero com crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos ou pela impossibilidade momentânea de cuidado e proteção por sua família. Nesta experiência busquei relatar a possibilidade de realizar o processo de letramento, a partir de uma perspectiva crítico- emancipatória, trazendo a realidade e interesse dos sujeitos como ferramenta de ensino. Nesse sentido, o funk foi utilizado para que pudéssemos analisar questões de gênero nas letras das músicas e propor discussões acerca do assunto, construindo leitura e escrita. Os debates foram primordiais, pois essas crianças e adolescentes são a geração que futuramente estará lutando por seus direitos, vivendo com plena consciência sua sexualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |