A paleontologia e a sala de aula: o contexto local como elo na formação de professores
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Data
2023-11-30Primeiro coorientador
Rosa, Átila Augusto Stock da
Primeiro membro da banca
Soares, Marina Bento
Segundo membro da banca
Ramos, Maria Rosângela
Terceiro membro da banca
Paniz, Catiane Mazocco
Quarto membro da banca
Sepel, Lenira Maria Nunes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Paleontologia é uma ciência que auxilia o ser humano na compreensão da origem da vida e sua evolução, através dos fósseis, os quais possibilitam o estudo das diferentes formas de vida pré-existentes. Para que tal situação ocorra, essa temática precisa ser abordada nas escolas e a compreensão dos professores sobre os conceitos paleontológicos se mostra necessária. Neste sentido, esta tese tem por objetivo desenvolver uma prática educativa contextualizada no ensino de Paleontologia, através de um curso de formação continuada baseado na metodologia do Arco de Maguerez para professoras(es) do ensino básico na cidade de Mata/RS de maneira a proporcionar o entendimento da temática e realidade local, tendo em vista a abundância de fósseis vegetais presentes na comunidade. Desta forma, foi realizada uma pesquisa sobre o ensino de Paleontologia, a partir das teses e dissertações, por meio de uma análise cienciométrica das teses e dissertações presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Na segunda etapa desta tese, foi realizado um curso de formação continuada para professores das escolas municipais e estaduais do município de Mata/RS. Os dados referentes a esta etapa da pesquisa foram coletados em 3 momentos: antes, durante (no planejamento e intervenção pedagógica) e após o curso. Através da análise cienciométrica, chegou-se a um total de 10 produções selecionadas, sendo todas dissertações. Os estudos tratavam sobre diversos contextos da Paleontologia, seja em aplicações práticas (intervenções pedagógicas) ou trabalhos teóricos, além de abordar questões como: diretrizes, livros didáticos, desenvolvimento de jogos, abordagem da paleontologia com estudantes do ensino fundamental, médio, e formação de professores. Identificou-se que existe uma lacuna na área, ou seja, um campo para o desenvolvimento de novas propostas de formação continuada aliada ao ensino de Paleontologia. No segundo momento, observou-se um conhecimento fragmentado sobre a Paleontologia por parte dos professores. No entanto, após o curso, ficou evidente um aprofundamento do conhecimento sobre os fósseis em geral, o processo de fossilização e a importância da interdisciplinaridade no planejamento das ações. Já na fase de planejamento e intervenção pedagógica, observou-se que os participantes da pesquisa abordaram os conceitos conforme tratado no processo formativo, utilizando de seus conhecimentos disciplinares e interdisciplinares para contextualizar a compreensão desta ciência aliada à realidade local. Portanto, identificou-se que a abordagem da Paleontologia a partir da metodologia do Arco de Maguerez possui potencial para abordar esta ciência, visto que explora as relações existentes entre a realidade e os conceitos científicos, auxiliando no entendimento da vida de forma contextualizada ao local onde o indivíduo está inserido.
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