dc.creator | Silva, Adriana Aires da | |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T12:21:02Z | |
dc.date.available | 2024-04-29T12:21:02Z | |
dc.date.issued | 2023-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31861 | |
dc.description.abstract | The dissertation seeks to carry out a study of the reception of works authored by black women in the reading clubs Lendo Mulheres Negras and Negras Escritos, the main objects, as well as other clubs focused on black female literature. Through qualitative empirical research, we analyzed the process of receiving books, in shared readings, to discuss the perception of black female readers towards black female authors and in this way understand the role of these clubs in the process of representation, in reinforcing or not of stereotypes, and recognition. The problem is centered on the question: What is the perception of mediators and readers who participate in reading clubs about the dynamics of representation and recognition triggered by contact with works by black authors? The work uses the premises about representation and recognition from bell hooks (2019), how they recognize themselves and the impact of works on their experiences as readers; as well as Taylor's (1994) concepts of recognition and Hall's (2016) media representations. We also used Isabel Travancas (2013) to reflect on new ways of looking at the reception of the book and understanding it as a media product and the works of Michèle Petit (2009) who talk about reading and the importance of the mediator. As methodological procedures, bibliographical, exploratory research, online observation and interviews were developed. As results, we point out that shared reading, in black women's reading clubs, is capable of bringing new meanings to the lives of these women. The books discussed address the experiences, from black perspectives that now recognize themselves through their stories. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Clubes de leitura | por |
dc.subject | Mulheres negras | por |
dc.subject | Recepção | por |
dc.subject | Reading clubs | eng |
dc.subject | Black women | eng |
dc.subject | Reception | eng |
dc.title | A recepção de livros de autoria de mulheres negras: representação e reconhecimento em leituras compartilhadas | por |
dc.title.alternative | The reception of books authorized by black women: representation and recognition in shared readings | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A dissertação busca realizar um estudo de recepção das obras de autoria de mulheres negras nos clubes de leitura Lendo Mulheres Negras e Negras Escrituras, objetos principais, assim como outros clubes voltados à literatura feminina negra. Por meio da pesquisa empírica qualitativa, analisamos o processo de recepção de livros, em leituras compartilhadas, para discutir a percepção das leitoras, negras, diante das autorias negras femininas e desta forma perceber o papel destes clubes no processo de representação, no reforço ou não de estereótipos, e reconhecimento. A problemática é centrada na questão: Qual a percepção das mediadoras e leitoras que participam em clubes de leitura sobre as dinâmicas de representação e reconhecimento acionadas pelo contato com obras de autoras negras? O trabalho utiliza as premissas sobre representação e reconhecimento de bell hooks (2019), como se reconhecem e o impacto das obras em suas experiências como leitoras; assim como os conceitos de reconhecimento de Taylor (1994) e as representações midiáticas de Hall (2016). Recorremos também à Isabel Travancas (2013) para refletir sobre novas formas de olhar a recepção do livro e entendê-lo como um produto midiático e aos trabalhos de Michèle Petit (2009) que falam sobre a leitura e a importância do mediador. Como procedimentos metodológicos, foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica, exploratória, observação on-line e entrevistas. Como resultados, apontamos que a leitura compartilhada, nos clubes de leitura feminina negra, é capaz de trazer novas significações na vida destas mulheres. Os livros discutidos abordam as vivências, a partir de olhares negros que agora se reconhecem por meio de suas histórias. | por |
dc.contributor.advisor1 | Brignol, Liliane Dutra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5983909606938283 | por |
dc.contributor.referee1 | Machado, Sátira Pereira | |
dc.contributor.referee2 | Depexe, Sandra Dalcul | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6630570127146976 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |