Mostrar registro simples

dc.creatorDornelles, Tatiana Almeida de Andrade
dc.date.accessioned2024-04-29T15:49:53Z
dc.date.available2024-04-29T15:49:53Z
dc.date.issued2024-02-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31867
dc.description.abstractThe present work arises from the questioning of what, after all, it means to be a woman. In the last decade, there has been an exponential growth of a political-ideological movement that advocates the conception of woman as a product of discourse, an idea, or the result of a performance. Phenomenology, with its classical theoretical foundation, promises a different approach: the encounter with the things themselves. Under the light of concepts from the phenomenological tradition such as embodied consciousness, facticity, and lifeworld, the phenomenological promise would be responsible for the desired reconciliation between the data of reality and a philosophical approach that protects the female human being from being erased as a political group. Phenomenology revolutionizes philosophy by asserting the body as an indispensable category for thinking about the subject. Thus, after the presentation of the preliminary discussion, this work exposes what phenomenology is, through the ideas of its founder, Edmund Husserl, and Merleau-Ponty, one of the main proponents of the school who dedicated himself especially to the study of corporeality. Simone de Beauvoir, in turn, demonstrates that this body, this subject, is always of a certain sex, ushering in the era of feminist phenomenology. But is the mentioned promise being fulfilled? This dissertation, therefore, aims to conduct an exhaustive literature review of Brazilian academic production on the theme of feminist phenomenology. Subsequently, it navigates through foreign literature, especially the most iconic texts on the subject and the published books that have received the most attention. Finally, the fourth chapter, based on the literature review, aims to discuss and analyze the state of the art of feminist phenomenology, demonstrating the change in focus of interest over the years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFenomenologia feministapor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectFeminist phenomenologyeng
dc.subjectFeminismeng
dc.subjectEmbodimenteng
dc.subjectWomaneng
dc.titleFenomenologia feminista: uma análise críticapor
dc.title.alternativeFeminist phenomenology: a critical analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho nasce do questionamento sobre o que é, afinal, o ser mulher. Nos últimos dez anos, houve exponencial crescimento de movimento político-ideológico que defende a concepção da mulher como produto de um discurso, uma ideia, ou resultado de uma performance. A fenomenologia, com sua base teórica clássica, promete uma abordagem diferente: o encontro com as coisas mesmas. Sob a luz de conceitos da tradição fenomenológica como consciência encarnada, facticidade e mundo de vida, a promessa fenomenológica seria a responsável pela desejada conciliação entre dados da realidade e a abordagem filosófica que protegesse o ser humano do sexo feminino de seu apagamento como grupo político. A fenomenologia revoluciona a filosofia ao afirmar o corpo como categoria imprescindível para pensar o sujeito. Assim, após a apresentação da discussão preambular, expõe-se o que é a fenomenologia, por meio das ideias de seu fundador, Edmund Husserl, e de Merleau-Ponty, um dos principais expoentes da escola, que se dedicou especialmente ao estudo da corporeidade. Por sua vez, Simone de Beauvoir demonstra que esse corpo, esse sujeito, é sempre de determinado sexo, abrindo a era da fenomenologia feminista. Mas a mencionada promessa está sendo cumprida? Essa dissertação propõe-se, então, a fazer uma revisão bibliográfica exaustiva da produção acadêmica brasileira na temática da fenomenologia feminista. Em seguida, percorre a bibliografia estrangeira, especialmente os textos mais icônicos do tema e os livros publicados que mais receberam atenção. Por fim, o quarto capítulo, a partir da revisão bibliográfica, propõe-se a discutir e analisar o estado da arte da fenomenologia feminista, demonstrando a mudança do foco de interesse ao longo dos anos.por
dc.contributor.advisor1Missaggia, Juliana Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0477980802909030por
dc.contributor.referee1Miotto, Gaspar
dc.contributor.referee2Martinez, Fabiana Jordão
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003086443843392por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International