Cartografia das lógicas de plataformização do trabalho publicitário
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Data
2024-02-21Primeiro membro da banca
Wottrich, Laura
Segundo membro da banca
Costa, Nathália Drey
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Motivados pela inquietação em compreender o fenômeno da plataformização e sua interseção
com o trabalho no campo da publicidade, nos questionamos: Quais são as lógicas de
plataformização do trabalho publicitário que atualizam as práticas publicitárias e o habitus
profissional? O ponto de partida reside na análise do campo publicitário, considerando, de
modo particular, as transformações das empresas de publicidade ao atuarem como publishers,
além de investigar a configuração do habitus de profissionais da propaganda diante da
introdução de tecnologias e do paradigma do trabalho remoto. Adotando uma abordagem
cartográfica, inspirada nas concepções rizomáticas de Deleuze e Guattari (1995), o objetivo
central consiste em mapear as dinâmicas de plataformização no trabalho publicitário,
destacando os tensionamentos presentes nas práticas e no habitus de profissionais do campo
publicitário. Utilizando uma metáfora do universo, delineamos o mapa inicial da pesquisa,
embasado em uma visão abrangente do campo, obtida por meio de revisão bibliográfica, do
estado da arte e da pesquisa documental que inclui reportagens de veículos especializados.
Expandindo a perspectiva, conduzimos entrevistas semi-estruturadas em profundidade com
três lideranças dentro de empresas de publicidade especializadas em serviços digitais e
produção de conteúdo, estas que constituem o corpus da pesquisa. Para análise e interpretação
dos dados, realizamos uma interpretação das três dimensões da plataformização proposta por
Thomas Poell, David Nieborg e José Van Dijck (2019): Infraestrutura de Dados, Mercados
Multilaterais e Governança. O arcabouço teórico-metodológico da pesquisa é dividido em três
momentos. Inicialmente, contextualizamos o campo publicitário mediante um diálogo entre
Bourdieu (1985) e Petermann (2017). Em seguida, conceituamos o habitus publicitário e
investigamos as atualizações que moldam seu entorno, para então nos aprofundarmos na
plataformização, elucidando seu processo, dimensões e correlacionando-o com o trabalho
publicitário. No segundo momento, apresentamos três categorias de análise que correspondem
às dimensões da plataformização, relacionando-as com a atividade publicitária,
reorganizações nas práticas e no habitus profissional, bem como os novos papéis
institucionais decorrentes da plataformização. Finalmente, abordamos o trabalho publicitário
sob a égide da plataformização, delineando um novo mapa que revela platôs, linhas de fuga e
segmentaridades, indicando movimentações e ressignificações no trabalho e no habitus
profissional. Os resultados da pesquisa apontam para 12 lógicas emergentes do trabalho
publicitário plataformizado, evidenciando que as transformações nas práticas publicitárias são
impulsionadas pela plataformização, com a incorporação extensiva de plataformas digitais
como ferramentas tecnológicas que se integram à prática profissional. Essas mudanças
resultam em atualizações no habitus profissional, caracterizado por dois movimentos
divergentes: uma abertura às tendências e novas institucionalizações, e um fechamento que
pondera sobre as novas configurações de trabalho à luz das lógicas da plataformização.
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