Aplicação de políticas de gestão de documentos de arquivos na 3ª Região Policial de Santa Maria/RS
Abstract
Este trabalho apresenta o estudo sobre a aplicação de políticas de gestão de documentos de arquivo nas Delegacias da 3ª Região Policial Civil do Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho buscou analisar como a documentação está sendo tratada considerando o Provimento nº 001/ 2009, instituído na Polícia Civil. Assim, foi aplicado um questionário versando sobre a aplicação do Provimento, ou seja, sobre o entendimento e utilização de instrumentos arquivísticos, Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade, bem como ações desenvolvidas para a aplicação desses instrumentos. O estudo envolveu 25 (vinte e cinco) órgãos policiais. Os dados coletados foram reunidos e divididos em dois grupos: Delegacias da cidade de Santa Maria e Delegacias localizadas no interior, abrangentes da 3ª Região Policial. Com os resultados obtidos pode-se constatar que mesmo havendo a existência de normas, tanto nacional quanto estadual, que dispõem sobre a gestão documental, na maioria dos órgãos estudados, o tratamento documental não ocorre adequadamente, conforme os métodos, princípios arquivísticos e/ou normas instituídas. Os resultados permitem inferir que existe a necessidade, mesmo com carência humana e material, de aplicação de políticas de gestão de arquivos e de qualificação de agentes, para assegurar a proteção e preservação da documentação do Poder Público Estadual.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]