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dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorSilva, Iran Jorge da
dc.date.accessioned2014-08-13T12:16:05Z
dc.date.available2014-08-13T12:16:05Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/340
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis work is characterized as a case study that examines the educational environment in regard to music at a school in Canoas / RS, in the neighborhood Mathias Velho, and its relation to the application of Law No. 11,769, which is about the mandatory teaching of Music in schools. The case study focused on the largest school district proposes, as part of educational administration, investigate conditions, difficulties and successes of a training process that values music education and recognizes its importance in the context of basic education. The questionnaires and interviews had the intention of presenting a broader view on this issue, addressing the difficulties of Management Education, especially the lack of qualified professional, school and community support.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectLei n. 11.769por
dc.subjectEducação musicalpor
dc.titleA gestão do ensino da música na educação básica: um estudo de casopor
dc.title.alternativeManagement music education in basic education: study caseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho se caracteriza como um estudo de caso que analisa o ambiente educacional no tocante a Música em uma escola de Canoas/RS, no bairro Mathias Velho, e a sua relação com aplicação da Lei nº 11.769, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino da Música nas escolas. O estudo de caso, centrado na maior escola do bairro, propõe, no âmbito da gestão educacional, investigar as condições, dificuldades e êxitos de um processo formativo que valoriza a Educação Musical e reconhece a sua importância no contexto da Educação Básica. A aplicação de questionários e entrevistas tiveram o intuito de apresentar um panorama mais abrangente sobre essa problemática, abordando as dificuldades da Gestão Educacional, especialmente pela falta de profissional qualificado, e o apoio da comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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