Elementos constitutivos do trabalho docente em uma escola pública de educação básica: prescrições, atividades e ações
Resumo
Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/CE/UFSM), como
parte das ações investigativas do Projeto de Pesquisa Desafios para consolidação de melhorias na
organização e no desenvolvimento de Práticas Educativas e de Processos Formativos de
Professores , vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções Inovação Educacional,
Práticas Educativas e Formação de Professores . Com ela, objetivamos contribuir com parâmetros
para a organização dos contextos escolares, de forma que possibilitem aos professores assumir, de
forma consciente e deliberada, a autoria e o controle de seu próprio trabalho. Para isso, nos
propusemos a responder o seguinte problema de pesquisa: Como as condições do contexto de
trabalho interferem na organização e no desenvolvimento do Trabalho Docente na EPEB estudada?
? Para respondermos este problema central da pesquisa, nos guiamos pelas seguintes questões de
pesquisa: (1) Como se caracteriza o quadro de prescrições presentes no contexto de trabalho dos
professores da EEPB estudada?(2) Como os professores consideram e articulam os diferentes
aspectos condicionantes do trabalho docente na EEPB estudada, na realização das suas atividades
de trabalho? (3) Como se caracteriza o quadro de ações presentes no contexto de trabalho dos
professores da EEPB estudada? Assim, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, do
tipo Estudo de Caso, em uma EPEB, da Rede Escolar Pública do Município de Santa Maria, com a
qual interagimos fortemente nos anos de 2010 e 2011. Tomamos como fontes de informação: (1)
encontros regulares de formação continuada dos professores, nos quais realizamos observações
participadas sistemáticas; (2) professores regentes de classe, com os quais realizamos entrevistas
individuais; (3) professores que compõe a equipe gestora da escola, com os quais realizamos
entrevistas individuais; (4) documentos como, o Projeto Político-Pedagógico da EPEB e a Lei
Municipal que estabelece o Plano de Carreira do Magistério Público do Município, os quais foram
submetidos a roteiros para análise textual específicos. Nas nossas conclusões, sistematizamos as
contribuições desta pesquisa para estudos sobre o trabalho docente em Escolas Públicas de
Educação Básica. Nesse sentido, podemos afirmar que, existe um quadro prescritivo sobre o trabalho
escolar e sobre o trabalho dos professores que é contraditório na sua própria constituição, pois coloca
em confronto e oposição as proposições legais e as condições de trabalho existentes em EPEB. As
condições de trabalho representam um dos principais elementos constitutivos do pensamento dos
professores sobre a sua atuação como profissional e têm tido reflexos diretos nas formas de
organização e de desenvolvimento das suas ações docentes. Os professores, ao realizarem suas
atividades de trabalho, efetivamente mobilizam elementos de suas próprias características pessoais e
profissionais, bem como de características do contexto escolar e, a partir da articulação desses
diferentes elementos, realizam suas escolhas construindo e consolidando padrões para suas
atuações docentes. De maneira geral, os professores têm realizado suas ações de trabalho de forma
aligeirada e simplificada/reduzida. A complexidade da maioria das ações escolares vem sendo
negligenciada, em função da imposição de formas rápidas e inadequadas de sua realização, o que
tem produzido uma representação pobre, reduzida e simplista dessas ações, aproximando-as mais da
trivialidade e da mesmice. Assim, cria-se uma nítida separação entre o trabalho do professor, como
profissional, e o trabalho da escola, como instituição, sugerindo fortemente que a escola ainda não se
preparou para incluir o trabalho individual de cada professor, seu planejamento e sua realização,
como parte efetiva de um trabalho coletivo institucional, ou seja, o trabalho escolar.