A dinâmica de ações extensionistas na formação continuada de professores municipais de Santa Maria/RS: a tessitura de processos formativos
Resumo
Este estudo teve como foco a extensão universitária na formação continuada de professores da educação básica. Assim, a investigação trouxe um recorte em relação às ações extensionistas universitárias realizadas no campo da educação, na linha da formação continuada de professores, especificamente nos projetos de extensão. Nesta perspectiva, a problemática norteadora da tese questionou como se estabelece a dinâmica de ações extensionistas universitária na formação continuada de professores municipais de Santa Maria/RS a partir da rede de relações entre a universidade e a escola. A fim de compreender esta problemática tivemos como objetivo geral compreender a dinâmica extensionista no processo de formação de professores municipais da Santa Maria/RS. Como objetivos específicos: i) conhecer como são dinamizadas as ações de extensão universitária em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS; ii) a identificar quais são as concepções de professores municipais sobre as ações extensionistas universitária; iii) analisar como as atividades extensionistas implicam na formação continuada de professores das escolas municipais. O estudo investigativo direcionou-se aos princípios da pesquisa qualitativa narrativa de cunho sociocultural. Assim, contamos com a participação de onze professores de duas escolas pesquisadas e dois professores universitários coordenadores dos projetos de extensão. A pesquisa realizada permitiu-nos destacar que a dinamização da atividade extensionista foi tecida a partir da emergência das categorias da interação universidade/escola e da atividade formativa docente, as quais se desenvolveram de modo inter-relacionadas permeadas pela dimensão da autonomização docente. Portanto, essa dinâmica extensionista constituiu em processos de inter e autoformação docente, em que a reciprocidade nas relações entre universidade e escola foi geradora desses processos formativos emergindo como fonte da cultura colaborativa. Destacamos a relevância de ações extensionistas que privilegiem a reflexão e a problematização da realidade escolar como forma de promover a consolidação de estudos e pesquisa que colaborem para a melhor compreensão do espaço pedagógico e para a gestão de um modo mais criativo e autônomo de ser e se fazer professor na educação básica.