Vivências constitutivas do professor-orientador: entre narciso e minotauro, um legado e uma despedida
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2013-04-26Metadatos
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A presente tese está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Apresenta como tema o acontecer constitutivo do professor-orientador de pós-graduação, stricto sensu, na dinâmica do processo de orientação entendido em forma de legado e despedida. Objetiva aprofundar a compreensão da constituição e elaboração pessoal e profissional de tais professores-orientadores, focalizando os movimentos de integração e coesão dos si mesmos e as decorrentes condições expressivas. A tese situa-se no panorama epistêmico de complexidade, fundamenta-se em discussão transdisciplinar, recorre ao método fenomenológico interpretativo e traz como sujeitos quatro professores orientadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, todos com mais de 15 anos de experiência docente. Por meio de entrevista em profundidade, esses professores são convidados a narrar vivências significativas para as concepções constitutivas e elaborativas de si mesmos como professores-orientadores e seu estilo de orientação. A relevância deste estudo está no exercício investigativo que incrementa a subjetividade e a intersubjetividade como meio de processos reflexivos profundos e no olhar para a significância das transações humanas e humanizadoras, tanto na formação de formadores quanto de conhecimentos. Conta com o suporte teórico de conceitos psicodinâmicos acerca dos processos maturativos pessoais e com os aportes da psicologia e da educação, em especial sobre a inter-relação entre a dimensão pessoal e profissional na construção do processar da orientação. As reflexões finais são organizadas em três eixos de análise que desvelam a dinâmica em questão sob a ótica vivencial experiencial, no desenvolver de singular historicidade, no elaborar dos fenômenos que delimitam e condicionam os espaços e ambientes internos e externos e na expressividade das condições constitutivas e elaborativas. A análise interpretativa revela que as dimensões em questão se entrelaçam e condicionam a continuidade do processo constitutivo de orientadores e da orientação.