Problematizações e perspectivas curriculares na educação de alunos com altas habilidades/superdotação
Fecha
2015-03-03Metadatos
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Esta tese está vinculada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A educação dos alunos com altas habilidades/superdotação é um assunto instigante frente aos desafios que a escola possui na contemporaneidade. Desse modo, o objetivo geral proposto neste estudo é investigar como tem se constituído o currículo escolar para atender às necessidades educacionais desses alunos, propondo, com base nisso, estratégias educacionais para estes. A partir de uma abordagem qualitativa em pesquisa educacional, caracteriza-se como um estudo de caso realizado em uma escola pública da cidade de Santa Maria/RS. Foi realizada análise documental assim como coleta de campo, com entrevistas narrativas semiestruturadas. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos com altas habilidades/superdotação, seus professores (da sala de recursos e da sala regular) e um membro da coordenação pedagógica da escola pesquisada. A partir do aprofundamento teórico o qual embasa este estudo e dos dados coletados, foram eleitas categorias para a realização da análise, partindo dos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Entende-se que o currículo escolar vem construindo possibilidades educacionais para os alunos com altas habilidades/superdotação. Além disso, as narrativas demonstram preocupação por parte dos professores a respeito deste aspecto. No entanto, ainda é necessária a qualificação das práticas pedagógicas, sejam elas de enriquecimento intra ou extracurricular, com estratégias curriculares diferenciadas a este público. Considerando os estudos teóricos e as análises realizadas, alcançaram-se os objetivos propostos, e foi sugerida a espiral das perspectivas curriculares, a fim de propor alternativas curriculares para reflexão quanto ao atendimento educacional dos alunos em questão.