A afetividade na formação de professores universitários, em Licenciaturas, a partir do diálogo entre a Educação e o Direito
Resumo
Esta pesquisa visa a compreender, a partir do diálogo entre o Direito e a Educação, a repercussão da afetividade na formação de professores universitários, em licenciaturas. Este estudo tem como base epistemológica os estudos de Humberto Maturana, precisamente, a Biologia do Amar e a Biologia do Conhecer. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo utilizada como metodologia a análise de conteúdo. Para tanto, serão analisados Projetos Pedagógicos de Cursos PPCs, das Licenciaturas, na área de Ciências Naturais e Exatas e na área de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. A materialidade da pesquisa é composta por dez verbos que aparecem com mais freqüência nestes documentos, a partir dos quais será realizada uma interpretação a partir de duas categorias: Leitura cognitiva e, Leitura afetiva. Como embasamento teórico, foi elaborado um capítulo intitulado: Diálogo sobre a afetividade: do Direito à Educação para justificar a escolha pela temática. Os resultados e discussão serão elaborados a partir das informações extraídas destes documentos em observância à materialidade (verbos) e às categorias, com a colaboração de Maturana (1998), Santos (2009), Barcelos (2013), Bauman (1999), Bonavides (2005), Dias (2006), Souza (2011), Hilal (1985), Pereira (2006), Leite (2005), entre outros. O fio epistemológico que orientará a pesquisa serão estudos de Humberto Maturana sobre a Biologia do Conhecer, com a colaboração de Arroyo (2001), Freire (1996), entre outros e, a Biologia do Amar e a afetividade como emoção. A formação do professor universitário tem relação direta com o processo educativo e com o desenvolvimento das dimensões que possibilitam à aprendizagem; entre as quais, a afetividade.