Trajetorias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações
Fecha
2015-08-12Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese integra a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional de Professores , no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ancora-se nas conexões entre trajetórias pessoais/profissionais e processos formativos na/da docência, a partir de memórias e [res] significações. A tese postula que a complexidade na/da docência, encontra-se imbricada nas trajetórias e processos formativos do/a professor/a, potencialmente inter/transdisciplinares, em diferentes níveis de ensino (Educação Básica e Educação Superior), onde ensina/aprende, ao longo da vida. As memórias e [res] significações docentes permitem que esses movimentos complexos possam ser apreendidos em processos genuinamente autobiográficos. Essas dimensões conceituais vão sendo elucidadas e ampliadas na pesquisa (auto) biográfica por meio de narrativas e outras fontes de informação e iconografia. O modelo interpretativo, compreensão cênica em complexidade é proposto a partir de Marinas (2007), Abrahão (2014) e Morin (2012 a, 2012 b). A autobiografia da personagem, Educadora Ane Carine Meurer, contém fatos e argumentos que sustentam a tese postulada. Concluímos que a personagem da narrativa (auto) biográfica vivencia a complexidade das trajetórias e processos formativos na/da docência, demarcados pela vivência inter/transdisciplinar, o que foi sendo confirmada na compreensão cênica complexa dos contextos das suas memórias e [res] significações.