Percepções de alunos e professores da rede pública municipal de ensino fundamental de Uruguaiana acerca da educação sexual na escola
Resumo
A temática da sexualidade exige coragem e um bom grau de conhecimento técnico para abordar este tema delicado em sala de aula. O tema orientação sexual faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo transversal e deve ser trabalhado por todas as disciplinas, explicitando as relações entre as várias áreas do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi conhecer as percepções de alunos e
professores da rede pública municipal de ensino fundamental de Uruguaiana acerca da educação sexual na escola para subsidiar a construção e avaliação de uma cartilha sobre sexualidade. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise dos resultados, verificamos que a maioria das dúvidas e curiosidades dos alunos estavam relacionadas às mudanças
anatômicas e fisiológicas, ao relacionamento afetivo, à iniciação sexual, à identidade sexual e orientação sexual, à contracepção, ao aborto, à gravidez na adolescência,
aos tipos, sintomas e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e à caracterização da violência sexual. Constatamos que o tema educação sexual era trabalhado na escola, em função da necessidade do aluno e do interesse do
professor, com alunos entre 6ª e 8ª séries. Os professores receberam capacitação para desenvolver o tema em sala de aula, tendo como facilidade o interesse dos alunos e como principais dificuldades a falta de capacitação, a resistência de outros colegas professores e a pouca participação da família na discussão desta temática. Verificamos que a cartilha elaborada e avaliada pode colaborar no desenvolvimento
desta temática, através do esclarecimento de dúvidas, auxiliando na introdução e/ou no desenvolvimento de vários temas relacionados à sexualidade tanto na escola
quanto em casa. Constatamos a importância de pesquisas referentes às percepções de adultos de referência e a prática desenvolvida na escola, bem como, a necessidade de programas de educação permanente sobre educação sexual na
escola para profissionais da educação e da saúde em parceria entre a secretaria de educação e secretaria de saúde. Concluímos que o trabalho de educação sexual na
escola é necessário e importante para favorecer um convívio saudável e responsável entre/com os adolescentes.