Portais educacionais: contribuições da internet para as aulas do Proeja
Abstract
Os portais educacionais são em sua maioria, locais de acesso público e gratuito que possuem artigos, publicações, atividades, exercícios, sugestões de aula e materiais para consulta, disponibilizados por grupos de especialistas que visam à democratização da educação. Esta monografia teve por objetivo investigar por meio de uma revisão de literatura, e uma pesquisa na Internet, endereços de portais educacionais que correspondessem aos critérios de navegabilidade (se o site possui uma fácil navegação), usabilidade (se o site é de fácil manipulação), simplicidade (se o site é simples e demonstra ser eficiente e eficaz), legibilidade (a forma de transmissão das informações é confortável, agradável e adequada ao público-alvo) e recursos sonoros e visuais, assim como ajuda para o professor. Primeiramente realizou-se uma revisão de literatura, por ser um método que implica a seleção, leitura e análise de textos relevantes ao trabalho. Após a revisão de literatura fez-se uma pesquisa na Internet a procura de endereços de portais educacionais que correspondessem aos critérios citados anteriormente. Foram encontrados vários portais que atenderam a estes critérios. Espera-se, com este trabalho, fornecer aos professores, especialmente do PROEJA, elementos para que transformem suas aulas, e também procura-se incentivar os professores para que estes busquem uma formação continuada que é de extrema importância para todos os profissionais.