Mostrar registro simples

dc.creatorLeites, Amalia Cardona
dc.date.accessioned2016-05-03
dc.date.available2016-05-03
dc.date.issued2015-12-17
dc.identifier.citationLEITES, Amalia Cardona. HORACIO QUIROGA AND BUENOS AIRES: THE DIALOGUE WITH THE METROPOLIS THROUGHTHE PAGES OF THE SERIAL NOVELS. 2015. 227 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4004
dc.description.abstractThe insertion of an established writer as the Uruguayan short story writer Horacio Quiroga in the gender of serial novels, through six narratives published in illustrated magazines such as Caras y Caretas and Fray Mocho between the years 1908 and 1913 shows the writer s inclination to adapt, through the work with a genre which he previously had no affinity with, to a modern scenery in which the very concept of literary work began to undergo questioning and transformation. But the complexity of these six short novels goes far beyond their aesthetic and their particular narrative matrix, raising questions concerning the social and ideological problems encountered in the first decades of a Buenos Aires in transformation. Products of the cultural industry, these novels cannot be understood as mere impoverished imitations of the canonical literature, but neither they represented the expression of a popular culture that resisted and opposed to the dominant culture. They are best seen as belonging to an area of dispute, to a field of cultural struggle. The recognition of these novels, their circulation and their consumption, is what does not allow us to deny the existence of a huge readership that did not match the expectations of the literate elite. Here is precisely where their value lies: they are witnesses of the Apocalypse that occurs when literature ceases to be a realm reserved for those higher spirits who understand it, and begins to suffer an irrevocable closeness to the public.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHoracio Quirogapor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectNovelas de folhetimpor
dc.subjectHoracio Quirogaeng
dc.subjectModernityeng
dc.subjectSerial novelseng
dc.titleHoracio Quiroga e Buenos Aires: o diálogo com a metrópole pelas páginas das novelas de folhetimpor
dc.title.alternativeHoracio Quiroga and Buenos Aires: the dialogue with the metropolis throughthe pages of the serial novelseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA inserção de um escritor consagrado como o contista uruguaio Horacio Quiroga no gênero folhetinesco, através de seis novelas de folhetim publicadas nas revistas ilustradas Caras y Caretas e Fray Mocho entre os anos de 1908 e 1913 nos mostra a disposição do escritor em se adaptar, no trabalho com um gênero com o qual não possuía nenhuma afinidade anteriormente, a um panorama moderno no qual a própria concepção de obra literária começava a passar por questionamentos e transformações. Porém a complexidade das seis novelas folhetinescas vai muito além de sua estética e de sua matriz narrativa particular, levantando questões que dizem respeito a problemáticas sociais e ideológicas encontradas nas primeiras décadas de uma Buenos Aires em transformação. Produtos da indústria cultural, estas novelas não podem ser compreendidas como meras imitações empobrecidas da literatura da tradição, porém tampouco representavam a expressão de uma cultura popular que resistia e se opunha à cultura dominante. São mais bem vistas como pertencentes a um território de contestação, a um campo de embates culturais. O reconhecimento destas novelas, de sua circulação e de seu consumo, é o que não nos permite negar a existência de um imenso público leitor que não correspondia às expectativas da elite letrada. Aqui justamente reside seu valor: são testemunhas do apocalipse que ocorre quando a literatura deixa de ser um reino reservado para os espíritos superiores que a compreendam e começa a sofrer uma irrevogável aproximação com o público.por
dc.contributor.advisor1Mayoral, Ana Teresa Cabañas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927781661540872por
dc.contributor.referee1Ferigolo, Ivana
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0826292652532392por
dc.contributor.referee2Eslava, Fernando Villarraga
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1545528976563046por
dc.contributor.referee3Cardoso, Rosane Maria
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2580718280810312por
dc.contributor.referee4Silva, Vera Lucia Lenz Vianna da
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773425081130876por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8470807542089996por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples