Vitimização versus empoderamento: as identidades constituídas no discurso de professores de ensino médio público em formação continuada
Date
2016-06-30Metadata
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Para a construção de uma escola transformadora, capaz de favorecer a inserção de seu aluno em práticas sociais letradas, segundo Liberali et. al. (2006, p. 170), é necessário uma ação conjunta entre universidade, escola e comunidade. Nesse contexto de ação, o professor é um sujeito central, apesar do desempoderamento histórico que o interpela e o torna vítima de sua profissão. Partindo do pressuposto de que a profissão é parte importante na definição da identidade de qualquer indivíduo, o objetivo geral deste estudo é analisar, à luz da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Norman Fairclough (1989, 1992, 2003), os discursos que docentes participantes de uma prática de intervenção colaborativa (MAGALHÃES, 1996; LIBERALI, 1999, por exemplo) produzem sobre si mesmos, a fim de identificar como suas práticas identitárias são constituídas. Sob a perspectiva de discurso como construção social, por meio da qual os participantes constroem a realidade social e a si mesmos pelo discurso, a construção de identidade é vista como estando sempre em processo, pois é dependente da realização discursiva em circunstâncias particulares: os significados que os participantes dão a si mesmos e aos outros engajados no discurso. Nesse sentido, a identidade nunca está concluída, completa, mas sempre em processo por meio do discurso (MOITA LOPES, 2002, p.34). Para atingir o objetivo, proporcionamos um espaço de reflexão colaborativa entre o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (Labler/Universidade Federal de Santa Maria) e uma escola pública estadual de Ensino Médio, situada no interior do Rio Grande do Sul. Assim, o universo de análise investigado é o segmento de professores dessa escola pública. Nesse universo, foi delimitado o corpus para este estudo, gerado por meio de sessões reflexivas, proporcionadas pela prática de intervenção colaborativa e composto pelos discursos de oito professores, responsáveis por diferentes disciplinas. Para a análise, foi realizada uma interpretação discursiva, considerando o referencial teórico da ACD, a partir do parcelamento dos dados linguísticos usados pelos participantes em unidades analisáveis, associadas ao Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A análise dos discursos desses participantes apontou evidências textuais que nos mostram que a sua trajetória profissional, o trabalho atual na escola, a profissão docente na sua perspectiva e na da sociedade constroem suas identidades, entretanto os deslocamentos gerados nessa comunidade, como efeito da prática de intervenção colaborativa proposta, causaram efeitos positivos importantes na identidade profissional desses professores, tais como um discurso de resistência àquele de vitimização da profissão docente.