Mostrar registro simples

dc.creatorSevero, Rodrigo Barros
dc.date.accessioned2017-04-24
dc.date.available2017-04-24
dc.date.issued2008-11-05
dc.identifier.citationSEVERO, Rodrigo Barros. Avaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/4536
dc.description.abstractThis present study aims, mainly, to identify the students´ perceptions during the learning process of the nondistance Business Administration undergraduate courses of UFSM between the distance version from UFSM/UFRGS, in relation to the dimensions: student/student, student/professor and student/content. The study characterizes itself as descriptive and qualitative, once it seeks to know which is the best way to evaluate the teaching practices, according to measures previously defined, through the qualitative analyses of the interviews. The results founded did not identify significative differences in relation to the constructs researched, because the students, even from the nondistance course as from the distance one, demonstrate similar opinions. Besides that, it could be verified that both methodologies can complement it selves in a way to maximize the learning, turning the nondistance classes more attractive with the use of ludic resources and the distance classes less distant with a more intensive relationship between tutor and the student.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCurso de administraçãopor
dc.subjectAvaliação do ensinopor
dc.titleAvaliação do curso de graduação em administração presencial da UFSM e a distância da UFSM/UFRGS quanto ao processo de ensino aprendizagem em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada tem como principal objetivo identificar as percepções dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem dos cursos de graduação em administração presencial da UFSM e a distância UFSM/UFRGS, em relação às dimensões: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/conteúdo. O estudo caracterizase por ser de natureza descritiva, de cunho qualitativo, uma vez que busca conhecer qual a melhor forma de avaliar as práticas de ensino segundo indicadores previamente definidos, por meio da análise qualitativa das entrevistas aplicadas. Os resultados encontrados não identificaram diferenças significativas com relação aos constructos pesquisados, pois os alunos tanto do ensino presencial quanto do EAD demonstraram ter opiniões muito semelhantes. Além disso, pôdese verificar que as duas metodologias podem se complementar de uma forma a maximizar o aprendizado do aluno tornando as aulas presenciais mais atrativas por meio de recursos lúdicos e as aulas a distância menos distantes na tentativa de aproximar cada vez mais tutor e aluno.por
dc.contributor.advisor1Costa, Vânia Medianeira Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779320Y7por
dc.contributor.referee1Löbler, Mauri Leodir
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764374E4por
dc.contributor.referee2Fossá, Maria Ivete Trevisan
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704310P1por
dc.contributor.referee3Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798925D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596873J6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples