A gestão de documentos e o gestor empresarial: percepções da comunidade de uma organização privada
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Data
2010-07-10Autor
Portella, Viviane Portella de
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Há várias áreas de gestão que são indispensáveis para que uma organização tenhaêxito em seus objetivos. A gestão empresarial corresponde à cultura de uma entidade compreendendo o conjunto de valores, crenças e atitudes que ela possui na busca pela melhoria contínua. Em consonância, a gestão de documentos permite o gerenciamento das informações, proporcionando acesso rápido e controle da massa documental gerada. Este estudo buscou analisar a gestão de documentos a partir das percepções dos gestores de uma empresa privada de concessão de serviço federal. A questão que norteou a pesquisa foi:
Como os gestores de uma organização privada interpretam a gestão documental?. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de cunho quali-quantitativo e de natureza aplicada. Os dados foram recolhidos mediante levantamento, sendo realizada a observação direta e aplicados questionários. Estes foram respondidos por dez gestores, os quais fazem uso de informação para a tomada de decisão. Os resultados obtidos permitiram apontar como a gestão documental interfere no processo de tomada de decisão e sua contribuição frente à gestão empresarial. Também foi possível delimitar a influência da gestão documental no
processo de tomada de decisão; observar os reflexos da avaliação documental neste processo; pesquisar a relevância dos procedimentos de gestão documental no processo de gestão empresarial; e identificar se a implementação de políticas arquivísticas ocasionaram mudança de cultura na empresa.
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- Gestão em Arquivos - EaD [245]