Valores do dinheiro: uma análise da influência da percepção do dinheiro na escolha da profissão
Resumo
O presente estudo buscou verificar a influência da percepção do dinheiro na escolha da profissão por parte dos estudantes dos cursos de graduação. Para isso, foram aplicados
questionários junto a 1.139 entrevistados, tanto de Instituições de ensino públicas como de privadas. Os dados foram analisados através da Análise Fatorial, testes estatísticos (ANOVA, teste t e Correlação) e análise de regressão. Na Análise Fatorial, foram validados 14 fatores
(Conflito, Felicidade, Poder, Preocupação, Desenvolvimento sócio-cultural, Desapego, Complexidade, Evolução, Status Social, Desigualdade Social, Estabilidade, Prazer, Desenvolvimento Tecnológico e Igualdade Social). Dentre os fatores determinantes na escolha da profissão, a alta remuneração ocupou o terceiro lugar na escala de importância,
perdendo apenas para a realização pessoal e o mercado de trabalho. No primeiro modelo de análise de regressão, foi encontrada uma relação positiva do fator Felicidade associada ao dinheiro e uma relação negativa para o Fator Desenvolvimento sócio-cultural vinculado ao dinheiro. No segundo modelo da análise de regressão, cuja idéia de que as profissões que ganham mais dinheiro são as mais valorizadas, verificou-se uma influência positiva dos fatores Felicidade, Status Social, Desenvolvimento Tecnológico, Desigualdade Social e Conflito, e uma influência negativa dos fatores Estabilidade e Preocupação. Os estudantes entrevistados apresentaram maior média para o fator Evolução vinculado ao dinheiro, indicando a idéia da pretensão com relação ao investimento que estão realizando em educação. O teste ANOVA encontrou diferença significativa nas variáveis estado civil, religião, princípios religiosos, área de conhecimento do curso de graduação, raça, ascendência e renda do grupo familiar. Na análise de regressão foi encontrada uma relação positiva do fator Felicidade associada ao dinheiro e uma relação negativa para o Fator Desenvolvimento
sócio-cultural vinculado ao dinheiro.