Estudo comparativo entre as percepções da imagem organizacional nos dois segmentos de público interno de uma instituição de ensino superior privado de Santa Maria
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2006-09-01Metadatos
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Este trabalho apresenta um estudo sobre a percepção da imagem organizacional dos dois segmentos de público interno de uma Instituição de Ensino Superior Privado de Santa Maria - RS. O modelo utilizado para a pesquisa foi a medida de percepção de imagens organizacionais com questionário baseado teoricamente nas oito metáforas de Morgan (1996). Por meio desse modelo de percepção de imagens, procurou-se ressaltar as diferenças entre as percepções da imagem
organizacional dos alunos de graduação, funcionários e professores de graduação da Faculdade A, objeto escolhido para o estudo. Os 38 itens do instrumento de pesquisa correspondem a dois fatores encontrados: Fator 1 Organização dinâmica e com visão estratégica e Fator 2
Organização politiqueira e exploradora. As proposições são avaliadas por meio de uma escala de concordância de sete pontos do tipo Likert ancorada. O questionário foi aplicado com uma amostra de 216 alunos de graduação dos dois cursos superiores da Faculdade A e 35 funcionários e professores de graduação. Após tabulação, os dados foram analisados no software SPSS, onde foram realizados testes estatísticos, tais como, o teste T Student, o teste Chi-Quadrado, o teste ANOVA, e Análise Fatorial. Através dos dois fatores extraídos e das variáveis trabalhadas, é importante destacar que houve diferença nas imagens percebidas pelos dois segmentos de público interno da Faculdade A. O estudo comparativo permitiu afirmar que a percepção da imagem organizacional da Faculdade A está mais próxima do Fator 1
Organização dinâmica e com visão estratégia, tanto para alunos de graduação quanto para funcionários e professores de graduação.