Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-80 of 227
-
Ensino da geometria e o aluno com déficit cognitivo
(2010)O presente trabalho tem como objetivo investigar, por meio da observação e monitoramento das aulas, se o ensino da geometria pode, de alguma forma, contribuir no desenvolvimento dos alunos com déficit cognitivo. As ... -
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
(2010)Este trabalho teve por objetivo identificar e problematizar as práticas pedagógicas referentes à complexidade e peculiaridades no Ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita. Para tanto, expomos ... -
A importância da utilização das TICs na educação especial
(2010)Este artigo, de natureza bibliográfica, trata da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação, TICs na Educação Especial. A partir de três eixos de análise, procurou-se refletir sobre as tecnologias na prática ... -
Tecnologia da informação e comunicação como apoio na educação especial
(2010)A partir de estudo bibliográfico, o presente artigo busca apresentar, além de alguns conceitos, breve histórico e outros aspectos considerados relevantes em relação ao Processo de Inclusão, Tecnologia da Comunicação e ... -
Refletindo sobre o atendimento educacional especializado em uma sala de recursos multifuncional da rede pública de ensino
(2010)O presente artigo relata a investigação e os resultados alcançados no estudo de caso sobre o que sabem sete professoras de uma escola municipal da cidade de Pelotas/RS sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ... -
A inclusão na educação infantil e a prática dos professores
(2010)O presente trabalho teve como objetivo observar como está sendo garantido o direito à inclusão, para os alunos da educação infantil, de forma a atender suas necessidades educacionais, fortalecendo sua autoestima, desenvolvendo ... -
O papel da família como mediadora no desenvolvimento e inclusão social do filho com deficiência
(2010)Pensar na pessoa com deficiência é descobrir um novo “olhar” e perspectiva para a vida. O presente artigo destina-se a abordar a problemática vivida pela família diante de um filho com deficiência. Optou-se, portanto, em ... -
A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
(2010)Diante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia ... -
A arte como potencializadora de ações inclusivas
(2010)Este estudo refere-se à Arte como um instrumento no processo de ações metodológicas inclusivas para promover a aprendizagem de alunos deficientes que estão incluídos nas escolas regulares de ensino. O estudo partiu de ... -
As TICs no fazer pedagógico do professor
(2010)Esta pesquisa trata sobre a influências das Tecnologias de Comunicação e Informação no fazer pedagógico do professor, investigando como estas tecnologias podem contribuir para a Educação Especial e consequentemente, ... -
Práticas educativas na educação de surdos: a observação e estimulação das competências de aprendizagem no contexto das oficinas pedagógicas
(2010)Esta pesquisa tem o seu lócus nos estudos sobre as oficinas pedagógicas, como espaços de reflexão e de aprendizagem sobre a prática educativa na educação de surdos. Trata-se de um contexto educativo que visa oportunizar ... -
Práticas educativas em educação especial, em turmas de ensino fundamental anos iniciais
(2010)Este trabalho procurou analisar como os profissionais ligados à educação Especial, têm desenvolvido o trabalho pedagógico do processo de ensinoaprendizagem dos alunos com deficiência, em turmas de ensino fundamental, ... -
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda
(2010)Este trabalho visa verificar a importância da Língua de Sinais na vida de um sujeito surdo pertencente à comunidade surda. Para isso pretende-se analisar os fatores sociais, educacionais e familiares que influenciaram ... -
A escola e a inclusão
(2010)O sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo ... -
Educação inclusiva no município de Boa Vista: Projeto Fazendo Acontecer
(2010)Como consta na legislação, desde a década de 60 ocorrem movimentos para a educação de pessoas com deficiência. Mas, sem dúvida, após a constituição de 1988 e documentos internacionais, a mobilização por uma educação ... -
A inclusão escolar de estudantes surdos em escola municipal da cidade de Teófilo Otoni - MG
(2010)Este artigo se insere em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que busca desmistificar o processo de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino. Pretende-se demonstrar que a inclusão compreende um valor ... -
Visão dos profissionais da educação física em relação ao processo de inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino fundamental da cidade de Teófilo Otoni/MG
(2010)Esse trabalho teve por objetivo discutir a visão dos profissionais de Educação Física, em relação ao processo de inclusão escolar das crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino. Por meio de um estudo ... -
Práticas envolvendo aluno com déficit cognitivo
(2010-03-24)Vivendo sob o paradigma da inclusão, torna-se necessário repensar as práticas inclusivas de modo a atender os direitos e deveres do educando. Partindo deste pressuposto que surge a necessidade da busca de maiores conhecimentos, ... -
O uso das tecnologias de informação e comunicação no atendimento educacional especializado da rede municipal de ensino de Boa Vista/RR: práticas e desafios de salas de recursos multifuncionais
(2010-04-21)O presente estudo tem como principal objetivo analisar, investigar e avaliar o uso das tecnologias de informação e comunicação nas salas de recursos multifuncionais no processo ensino aprendizagem de alunos com necessidades ... -
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo
(2010-05-30)Destaco o conflito atual na educação, decorrente das tendências pedagógicas que circularam e ainda circulam no ensino, determinando posturas profissionais e formatando currículos. Discuto as tendências pedagógicas que ...