A inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação física
Resumen
Nos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício da cidadania. Não mais é raro falar-se em inclusão e menos raro é falar sobre inclusão na educação, referindo-se às pessoas com necessidades especiais. Neste trabalho a educação inclusiva, foi abordada com o objetivo de mostrar a realidade do cotidiano escolar em quinze escolas da rede pública municipal e estadual da cidade de São Borja, onde realizou-se uma breve pesquisa baseada em respostas objetivas a um questionário, abordando aspectos pedagógicos do ensino e ainda as metodologias e planejamentos aplicados, todos voltados à inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nessas escolas de ensino regular. Conclui-se que para uma real prática da inclusão, é necessário que uma maior participação da sociedade como um todo, ainda a criação de equipes interdisciplinares, uma mudança de valores e atitudes, planejamento e investimento na área de capacitação profissional, que se sabe, dependente do Estado, mas não somente deste, para possibilitar o direito à educação regular a pessoas com necessidades especiais.