Valores e aprendizagem organizacionais: um estudo em uma organização não governamental
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2012-06-22Metadatos
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A elaboração deste trabalho teve como objetivo a compreensão entre dois construtos da
área da Administração, os valores organizacionais e a aprendizagem organizacional, sob a
ótica dos membros de uma organização não-governalmental na cidade de Santa Maria.
Portanto, foram realizadas entrevistas de caráter predominantemente descritivo, utilizando o
método quantitativo para levantamento e análise dos dados. O instrumento utilizado para a
coleta dos dados foi dividido em três partes. A primeira etapa objetivou levantar o perfil da
população, a segunda parte, buscou-se identificar os valores organizacionais percebidos na
organização, baseado em Oliveira e Tamayo (2004). A terceira foi desenvolvida a partir de
estudos de Goh e Richards (1997) e Angelim e Guimarães (2003) a fim de verificar como se
dá o processo de aprendizagem organizacional na organização estudada. Para análise dos
dados, foram realizados testes na população da organização composta por 78 membros
integrantes. Assim, foi realizada a correlação entre os construtos, além de apontar as
médias e desvios-padrão obtidos nos fatores dos mesmos. A relevância desse estudo se dá
devido ambos os conceitos abordados serem agentes ativos no processo de mudança,
capazes de realçar a capacidade da equipe, estabelecer uma visão compartilhada, clarificar
objetivos comuns, assegurar o processo contínuo do aprendizado. Os principais resultados
encontrados foram que os membros da organização estudada priorizam valores de
Autonomia e Realização, mostrando que os desafios e possibilidades de agir criativamente,
assim como a competência e o sucesso são valores organizacionais fortemente presentes
na organização. Quanto ao fator aprendizagem organizacional, os fatores Clareza e
propósito na missão foram mais considerados pelos membros, demonstrando que a
organização deixa claro, facilitando que os seus integrantes entendam os possíveis
caminhos necessários para atingir os objetivos. A pesquisa ainda demonstra que existe uma
correlação moderada entre o valor de autonomia e a dimensão de aprendizagem
Experimentação e ainda correlação moderada entre os fatores Preocupação com a
coletividade, com Transferência do conhecimento.